Competições

Sertão Diamante: Ultra maratona épica pela Trilha Verde da Maria Fumaça

Nos próximo dias 9 e 10 de novembro será realizada a primeira edição da Sertão Diamante. Uma ultra maratona épica que percorre o trecho surreal da Estrada Parque Trilha Verde da Maria Fumaça. Serão dois dias de prova totalizando 170km.
Para quem conhece o percurso, dispensa comentários. As lembranças são suficientes para que você sinta vontade de participar dessa prova. Para você que não foi agraciado com um pedal nessa região, os organizadores produziram um vídeo com imagens do percurso. Assista:

Ficou com vontade? Você pode conferir mais detalhes e fazer a sua inscrição em http://www.sertaodiamante.com.br/

Parte do percurso da Ultra Maratona
Parte do percurso da Ultra Maratona

A Ultra Maratona Sertão Diamante 2013 terá largada na Praça da Estação, na cidade de Curvelo-MG e a chegada na cidade de Diamantina-MG. No trecho de 170km, que ligam as duas cidades, em sua grande maioria de estradas de terra ou trilhas, os competidores passarão por cidades, vilas, estações ferroviárias, pontes, pontilhões, rios, córregos, cachoeiras, serras, montanhas, templos místicos, efim, em uma das regiões mais belas do estado de Minas Gerais.
No primeiro dia o percurso passará consecutivamente pela cidade de Inimutaba, pelo distrito de Gentil de Matos (Inimutaba), pelos Rios Picão, das Velhas e Pardinho, pelo distrito de Senhora da Glória (Curvelo), pela cidade de Monjolos, pelo distrito de Rodeador (Monjolos), chegando até o distrito de Conselheiro Mata (Diamantina), totalizando 100km. Ainda no primeiro dia, haverá um misto de paisagens, pois, os competidores sairão de uma altitude de 650 metros, com clima e vegetação tipicamente do Cerrado e chegarão a 980 metros, já na Serra do Espinhaço, com clima e vegetação bem diferentes. Os último 27km da primeira etapa, já fazem parte da Trilha Verde da Maria Fumaça, que foi um antigo ramal ferroviário, extinto da década de 60, que ligava a cidade de Corinto à cidade de Diamantina, e que hoje é considerado uma das principais rotas de ecoturismo do estado de Minas Gerais.
No segundo dia de prova, o percurso terá 70km, com largada no distrito de Conselheiro Mata (Diamantina), passando por um lugarejo conhecido como Mendes, que abrigava funcionários da ferrovia, pelo distrito de Barão do Guaicuí (Gouveia), pelo distrito de Banderinhas (Diamantina) e chegando finalmente, no largo Dom João, na cidade de Diamantina, onde também funcionou a estação ferroviária da cidade, com uma altitude de 1280 metros. Isto é somente um pouco do que será, sem dúvida uma das provas mais interessantes e divertidas de Minas Gerais e do Brasil.
1147747_512895612130050_1408302118_o

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *