Blog

Saiba como manter o prazer de pedalar mesmo no inverno

Para quem está acostumado a andar de bicicleta diariamente ou mesmo para os esportistas de final de semana, é preciso ter muito cuidado com as oscilações de temperatura na hora de sair por aí pedalando. Especialmente nessa época do ano, com a chegada do inverno, é necessário tomar alguns cuidados.
Saiba como manter o prazer de pedalar mesmo no inverno
Saiba como manter o prazer de pedalar mesmo no inverno

É recomendável se vestir em camadas, como uma cebola, pois quando iniciamos o exercício a sensação de frio é maior e, com a frequência da pedalada, o calor aumenta e as peças podem ser removidas aos poucos.
Então, o bacana é vestir uma primeira pele que absorve e expele o suor, como as dry fit, um agasalho leve, um moletom meio termo e um colete – para proteger a região respiratória – e, para frios mais intensos, pode-se até usar um gorro.
Evitar a famosa combinação de camisa de algodão e moletom é o ideal, já que a dupla demora para absorver o suor e, com o contato direto com a pele, pode causar resfriados e micoses.
Outra dica importante é o aquecimento. Iniciar com pedaladas mais tranquilas, utilizando uma marcha bem leve, por cinco a dez minutos, e depois, repetir o mesmo processo no final para ir “desacelerando” o organismo.
Em relação à alimentação, se o tempo for superior a uma hora, deve ser feito um reforço de carboidratos – cerca de 1/3 a mais do que se costuma comer -, pois em épocas frias, o organismo já gasta naturalmente mais energia para manter a temperatura corporal, necessitando um “extra” de energia para o esforço físico.
Para manter o corpo sempre hidratado, o ideal é dar um gole generoso de água a cada 30 minutos – mesmo sem vontade de beber. O bacana é não perder a oportunidade e o ânimo de pedalar nos dias frios.
A dica foi do Renato Amaral @ammaral
Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *