Competições

Inscrições da Copa Internacional de MTB serão encerradas hoje. Confira todos os detalhes

Você que deseja participar da primeira etapa da Copa Internacional de Mountain bike, a única prova Classe 1 do ranking mundial de mountain bike da América do Sul, fique atento. As inscrições encerram-se hoje às 18 horas. Até o momento da redação desta matéria, 894 atletas já estavam garantidos.

Inscrições CIMTB Araxá
Inscrições CIMTB Araxá

O processo de inscrição para a Copa Internacional de MTB e na Copa Centauro de Amadores é muito simples. Assim como nos anos anteriores, os atletas podem se inscrever no site da Copa Internacional (www.cimtb.com.br), ou através do Webventure (www.webventure.com.br). O valor das inscrições é de R$ 45,00 para a Copa Centauro de Amadores e R$ 80,00 para a Copa Internacional de MTB. Categorias Mirim e PNE (Para-desportista) terão 50% de desconto na inscrição. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail info@cimtb.com.br ou em nossas redes sociais. No Twitter(@copamtboficial) e no Facebook(www.facebook.com/copainternacionaldemtb).

Outras informações

Banco do Brasil, o banco do ciclismo brasileiro, agora é parceiro da Copa Internacional de MTB
A Copa Internacional de MTB ganha mais um parceiro de peso para a edição de 2011. Além do constante trabalho em conjunto com a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) em uma tabelinha que vinga desde 1999, primeiro ano da Copa, o Banco do Brasil que já participa lado a lado do ciclismo brasileiro se junta à Copa Internacional de MTB e já na primeira etapa estará marcando presença no evento.
A notícia cai como uma luva para atletas, organização, CBC, pois o apoio da mais antiga instituição bancária do país é prova de que o MTB nacional está com força e certamente ganhará grande apoio para os Jogos de Londres que acontecem no ano que vem.  O banco do ciclismo brasileiro agora é também o banco da Copa Internacional de MTB. Que a parceria seja duradoura e benéfica para todos os envolvidos no mundo da bike: atletas, parceiros, organizadores e claro, o público que ganhará certamente novidades.
Parceiros da Copa Internacional Banco do Brasil de MTB formam pilar sólido para o desenvolvimento do Mountain Bike
Grandes eventos por natureza atraem parcerias que buscam se alinhar com bons valores, boa visibilidade e bom relacionamento com seus públicos. É o caso da Copa Internacional Banco do Brasil de MTB. A recém união com o Banco do Brasil, anunciada na terça-feira dia 5 de abril, é um novo capítulo no Mountain Bike brasileiro, fruto do trabalho da organização da Copa em conjunto com a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo). Além do BB, temos sempre de lembrarmos dos parceiros que investiram, investem e certamente investirão no bem do Mountain Bike. Caso da  Centauro, maior rede de artigos esportivos do país, que completa 30 anos em 2011 que dá nome à Copa Centauro de Amadores, verdadeiro celeiro de futuros campeões.
Estarão conosco também em Araxá as maiores especialistas de bikes do mundo como a Shimano, que se fará presente no passeio ciclístico Shimano Nexus e no Circuito Shimano Short Track, que será transmitido pela TV Integração, afiliada da Rede Globo na região.  Outra grande marca e apoiadora incondicional do MTB é a Merida Bikes que estarão na Copa também como participante nas pistas, pois possui uma equipe que disputará a competição.
Mas, para todos saírem do lugar e pedalar sem parar só será possível graças à força dos atletas participantes na prova e claro a um repositor energético. Aí, entra o Cabo Energy Gel, que pode dar uma carga a mais no ânimo dos atletas. Todos esses parceiros entendem a importância de eventos como a Copa Internacional.  É a chance real de desenvolver o esporte no país e acima de tudo criar uma alternativa para quem curte a natureza e uma boa adrenalina no sangue.
Além dos co-patrocinadores o apoio recebido dos parceiros da CIMTB é uma certeza de que o evento terá muita pista para percorrer ainda nas trilhas brasileiras. Cada apoiador da família da bike como as marcas de bike Scott, KHS, Jamis, Soul e Rocky Mountain, Cateye, ASW, Fox, Mauro Ribeiro, DaMatta, ProShock, OCE, Maxxis/Calypso e todas as lojas credenciadas são fundamentais na construção do sucesso da CIMTB.
Além disso as entidades CBC, FMC, UCI, veículos de comunicação que dão a visibilidade e fazem chegar aos amantes da “magrela” tudo do mundo das bikes, as Prefeituras de Araxá, São Lourenço e Congonhas, IEF (Instituto Estadual de Florestas), Copasa, SEBRAE, parceiros estratégicos, empresas do ramo ciclístico e de treinamento que fornecem apoio logístico, material e claro, aquela moral para a Copa continuar vingando.
Todos esses parceiros estão se preparando para o início da temporada 2011 desde o fim de 2010, pois o trabalho é contínuo e não há tempo a perder. Se tudo sai ao gosto do maior cliente da Copa, o público, é graças ao incansável trabalho de todos os envolvidos no evento. Seja bem-vindo 2011, povo das bikes mais rápidas da América do Sul e valeu grandes parceiros. A Copa só está nesse nível pela junção de talentos e esforços de todos.
Como se inscrever no desafio Shimano Short Track-Desafio TV Integração
O chamado continua. O atleta que quiser participar do Circuito Shimano Short Track deve fazer o seguinte: fazer sua inscrição nas categorias Elite Masculina (alguns atletas Sub23 serão convidados) e Elite Feminina e enviar um e-mail com seus dados completos (nome, telefone, endereço, documentação) até o domingo anterior ao evento para o e-mail info@cimtb.com.br. Podem participar do Circuito Shimano atletas inscritos na CIMTB (Copa Internacional de MTB) nas categorias Elite Masculina (mais convidados da organização), Elite Feminina e Mirim (crianças até oito anos – vagas limitadas 50 crianças). A organização poderá convidar atletas para participarem das baterias a qualquer momento da competição. Ainda acontecerá uma categoria especial para os parceiros da imprensa/patrocinador. As vagas são limitadas.
Nesta categoria, só poderão participar funcionários das empresas patrocinadoras da CIMTB (incluindo as lojas credenciadas), sendo um funcionário por empresa e jornalistas/câmeras/fotógrafo de veículos de comunicação. Para correr nesta categoria os atletas não podem estar inscritos na CIMTB ou Copa Centauro de Amadores.   As inscrições devem ser feitas com antecedência (até domingo anterior ao evento) pelo e-mail info@cimtb.com.br. Leia o regulamento deste evento em nosso site: http://cimtb.com.br
Copa Centauro de Amadores: presente e futuro do MTB nacional
A cada ano que passa, a Copa Centauro de Amadores se consolida como evento formador de novos atletas para a elite do MTB. A importância da Copa é tamanha que ela é disputada no mesmo dia da elite (no domingo) e ganha mais adeptos todos os anos. O sucesso pode ser explicado pela abertura que os organizadores dão para todos os atletas que estão dispostos a encarar o desafio de percorrer uma bela pista de MTB. Se ainda não fez sua inscrição na Copa Centauro de Amadores, acesse nosso site (http://cimtb.com.br) e pule em cima da sua magrela.
Holofotes na meninada
A categoria Mirim, orgulho da organização da Copa e claro dos pais corujas, terá uma mudança este ano. A prova que acontecia aos domingos, será disputada no sábado. A modificação é para se juntar aos atletas do Circuito Shimano Short Track que será transmitido pela TV Integração, afiliada da Rede Globo na região de Araxá.  Lembrando que as vagas são limitadas em 50 crianças.
Leia o regulamento no site e fique por dentro de tudo que rola na Copa
Todos os atletas devem ler atentamente o regulamento que esta disponível no site. Cada versão do regulamento é colocada no site mostrando a data. Portanto fique sempre atendo pois a que está valendo é sempre a última. Não perca a chance de participar da única prova Classe 1 do Mountain Bike sul-americano.  Acesse nosso site (http://cimtb.com.br) e veja no link regulamento como será o funcionamento das provas.
Concurso de desenho e redação
Os concursos estão sendo promovidos em todas as escolas públicas e premiarão os alunos com os melhores trabalhos da 3ª série para o desenho e da 5ª série para redação. Os trabalhos serão julgados, respectivamente, pela ARARTES (Associação dos artistas plásticos e Visuais de Araxá e Região) e pela Academia Araxaense de Letras. Os vencedores receberão seus prêmios (uma super bike SOUL novinha em folha) durante a etapa da Copa Internacional de MTB. A novidade deste ano fica por conta do prêmio. Outra bike SOUL novinha será dada aos mestres que incentivam os pequenos. Os professores dos alunos ganhadores também receberão sua bicicleta para sair pedalando pela cidade.
Passeio Ciclístico Shimano Nexus
Em parceria com a Ciclo Araxá, a Prefeitura realizará no sábado, dia 16 de abril, às 14 horas, um grande passeio ciclístico, que se encerrará no Tauá Grande Hotel. Sucesso nos anos anteriores, o evento promete agregar muitas bicicletas e dar um belo show pelas ruas da cidade. Sorteio de uma super bike com sistema Shimano Nexus 3 e brindes entre os participantes.
Mês da bike
O mês de abril é o mês da bicicleta na cidade de Araxá. As secretarias de saúde, turismo, comunicação, obras, educação e meio ambiente estão trabalhando em conjunto e desenvolvendo uma série de ações para que a população se conscientize da importância da bicicleta como meio de transporte e para a saúde das pessoas. Para isso, eventos como palestras em todas as escolas de Araxá, passeio ciclístico e concursos (isso sem contar a competição no Barreiro sábado e domingo) estarão à disposição da população da cidade para festejar o mês da bike.
Segurança de atletas em primeiro lugar
Sempre quando prestamos atenção nas competições de esportes radicais (incluindo, claro o MTB apesar de ser uma modalidade olímpica), dá para pensar na seguinte situação: como prestar algum tipo de socorro no tempo certo, em locais às vezes de difícil acesso como o interior do circuito da primeira etapa da Copa Internacional Banco do Brasil de MTB? Para esta resposta, temos a Nerea, que é uma empresa multifuncional quando se trata de participar e conhecimento para lidar com as situações extremas de um evento como a Copa Internacional de MTB.
A Nerea oferece treinamento para prática de esportes de aventura e de resgate. Este trabalho estará à disposição dos atletas que circularão suas magrelas nos dias 16 e 17 de abril em Araxá.  Para garantir atendimento veloz e correto, a Nerea terá uma equipe de oito socorristas que estarão preparados para atendimento de traumas (fraturas, escoriações, ferimento, contusões etc.)  e clínicos (desmaios, desidratação, mal súbitos) caso seja necessário.
Conforto e prevenção para melhor desempenho dos protagonistas da festa da bike
Realizada com grande sucesso há vários anos a Tenda do Atleta Centauro terá um apoio de peso este ano em Araxá. Além das aulas de bikes indoor (comandadas pela Academia Cornelius sábado e domingo) e pelas massoterapeutas que atuam com os atletas após a prova a Secretaria de Saúde Araxá montou uma grande equipe para dar um suporte ainda maior na Tenda do Atleta Centauro.
Todo grande evento obviamente precisa de um suporte que garanta o sucesso da empreitada. E parte de mais uma Copa bem sucedida é o bem-estar de atletas, pois afinal são as estrelas da festa. Visando o maior conforto possível, a Secretaria Municipal de Saúde providenciou seis profissionais de fisioterapia para um suporte diferenciado aos bikers.
De acordo com Diogo Vicenzo, um dos integrantes da equipe do Serviço de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde de Araxá sob responsabilidade de Lourdes Auxiliadora de Oliveira, “a atuação dos fisioterapeutas consistirá em alongamentos musculares e orientações aos ciclistas antes da largada. No momento da chegada, procedimentos através da cinesioterapia (uso de movimentos do corpo feito pelo fisioterapeuta para evitar e até curar lesões), posicionamentos, crioterapia (aplicação de baixas temperaturas em locais lesionados para evitar que o problema se espalha através das células lesionadas) e medicação em spray: analgésica/antiinflamatória àqueles que necessitarem, após prova.
Conheça mais sua bike com o curso de mecânica que Shimano vai oferecer em Araxá
Gostamos de pedalar, sentir todo o prazer de andar em uma boa bike, certo? Mas, e se der algum problema na “magrela”? O que fazer?  Essa é a resposta que a Shimano, parceiro da Copa Internacional Banco do Brasil de MTB quer responder no dia 16 de abril, sábado, quando realizará um curso para mecânicos que cuidam das bikes e para os atletas que receberão uma pequena aula de como proceder em situações emergenciais.
O técnico Luiz Palaro será o palestrante e mostrará aos participantes além de técnicas, explicações sobre os freios a disco e tecnologia Dyna-sys. O treinamento da Shimano para mecânicos conterá conteúdo mais aprofundado, já que são responsáveis por deixar as bikes em perfeitas condições para ver os atletas desfilando sua técnica e perícia no circuito do Tauá Grande Hotel. Para participar do treinamento é preciso enviar um e-mail para treinamento@shimano.com.br com os dados pessoais (Nome completo, RG, endereço e telefone). Mas sejam velozes, pois as vagas são limitadas.  A inscrição é gratuita. Boa sorte a todos e cuidem bem de quem os leva para longe.
Novidades para 2012, ano de olimpíada. Nova etapa da Copa Internacional de MTB
A organização da Copa Internacional Banco do Brasil de MTB e da Copa Centauro de Amadores divulgou nesta semana o pré-calendário da competição para o ano de 2012. As datas serão enviadas para a União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Mineira de Ciclismo (FMC).
As datas ainda poderão ser alteradas pelas entidades máximas do esporte e, neste caso, a organização do evento irá informar as possíveis mudanças. “Já estamos divulgando nosso calendário com um ano de antecedência em função do nosso compromisso com as entidades. A partir disso os atletas brasileiros e estrangeiros já podem se programar”, comentou Rogério Bernardes, organizador do evento.
A edição de 2012 da Copa Internacional será fundamental para que os atletas realizem o sonho de ir para as Olimpíadas de Londres, pois quem disputar a Copa poderá acumular pontos para representar o Brasil nos jogos ingleses. Mas, uma novidade certamente fará a felicidade dos atletas: a Copa de 2012 provavelmente terá quatro etapas. A novidade fica por conta da inclusão de Divinópolis no calendário. A cidade fará 100 anos no ano que vem e o evento fará parte das ações comemorativas do município da região centro-oeste de Minas Gerais. “Apesar da prova acontecer em função do seu centenário, o que muito nos honra, a ideia é que a Copa chegue para ficar, pois Divinópolis tem excelente estrutura e localização privilegiada”, disse Rogério.
As outras tradicionais cidades que sediam com sucesso o evento já estão praticamente certas (Araxá, São Lourenço e Congonhas) e com isso a Copa Internacional Banco do Brasil de MTB poderá ter quatro etapas, sendo três de cross country (modalidade olímpica) e a grande final no formato maratona. Veja abaixo como serão distribuídas as datas da Copa Internacional de MTB em 2012, ano olímpico.
Pré-Calendário 2012 da Copa Internacional de MTB no ano olímpico
#1 – 24 e 25 de março  ou 30 de março e 1 de abril – Araxá, MG
#2 – 5 e 6 de maio – São Lourenço, MG
#3 – 23 e 24 de junho – Divinópolis, MG
#3 – 18 e 19 de agosto – Congonhas, MG
Araxá poderá receber o Mundial de 2013 de MTB
Araxá está com boa imagem no mundo do Mountain Bike. Além de ser uma das sedes da Copa Internacional, única prova Classe 1 da América do Sul, que conta pontos para no Ranking Mundial, Brasileiro e Mineiro, que somados, são fundamentais aos atletas e ao Brasil para a conquista de uma vaga para as Olimpíadas de Londres em 2012, a cidade do interior mineiro pode ser escolhida para sediar uma das etapas do mundial de 2013. A avaliação será feita por um comissário da UCI (União Ciclística Internacional) que virá ao Brasil avaliar o potencial da pista montada em Araxá. Para que se torne realidade a primeira etapa de mundial realizada em terras brasileiras, Araxá conta com um grande apoio da população e com um “ás” na manga: o constante sucesso da Copa Internacional de Mountain Bike.
De acordo com o organizador da prova, Rogério Bernardes, “Araxá tem grandes chances pela estrutura que oferece”, comentou. O sucesso da Copa deste ano poderá ser determinante para a vinda do Mundial em 2013. Se for como no ano passado, Araxá pode começar a se preparar para receber a elite de todos os cantos do mundo do esporte. No ano passado, mais de 900 atletas participaram da prova. Este ano, a organização espera bater esse número, que inclusive é a maior quantidade de participações do Brasil e da América do Sul par a uma prova de XC. A etapa de Araxá da Copa Internacional Banco do Brasil de MTB acontece entre os dias 16 e 17 de abril no Tauá Grande Hotel. Informações e inscrições pelo site da competição: www.cimtb.com.br. Acesse e desafie as trilhas de Minas Gerais.
A passeio ou a trabalho, vá de Bike!
O mês de abril é o mês da bicicleta em Araxá. Além da realização da primeira etapa da Copa Internacional Banco do Brasil de MTB, da Copa Centauro de Amadores e do Circuito Shimano Short Track, o município conhecido pelas fontes de água mineral está se mobilizando para fazer a população gostar ainda mais de pedalar. As secretarias de saúde, turismo, comunicação, obras, educação e meio ambiente estão trabalhando em conjunto e desenvolvendo uma série de ações para que a população se conscientize da importância da bike como meio de transporte e para a saúde das pessoas. Para isso, estão sendo realizadas palestras em todas as escolas municipais de Araxá. O pessoal de Araxá sabe o que está fazendo.
Pedalar é uma atividade física que só traz benefícios, ainda mais quando se faz bom uso da bike e há respeito aos pedestres e às leis de trânsito. Pegar sua “magrela” e usá-la para o lazer, esportes, ir ao trabalho é bem que se faz à saúde e para o planeta. Existe veículo mais limpo do que a bicicleta? Ainda não descobriram que a queima de calorias é poluente. Veja abaixo como a iniciativa de Araxá é importante e um exemplo para outros lugares, principalmente para nossas metrópoles, lotadas de carros, engarrafamentos, vida sedentária e estresse em tempo integral.
Sociedade e instituições de Araxá apóiam e veem Copa como grande troca cultural e esportiva
Um evento só é consolidado quando todas as partes de uma cidade enxerga benesses para a população em todos os aspectos. Esportivos, culturais e econômicos. Exemplo desse apoio à Copa é do prefeito de Araxá, Dr. Jeová Moreira da Costa. “Evento como a Copa Internacional de MTB será sempre bem recebido em Araxá. Estamos apoiando cada vez mais eventos que têm crescido junto com o setor turístico de Araxá e contribuído com o fomento do turismo na nossa cidade e região. O Rogério e sua equipe estão realizando um trabalho cada vez mais interessante, e a recepção deste evento é muito bem aceita por todos. O nosso apoio está cada vez maior, porque sabemos da importância desta realização tanto para os competidores como para o público que prestigia a etapa Araxá”, disse o prefeito.
Alda Sandra Barbosa Marques, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico,Turismo e Parcerias entende bem como levar para o interior festas do esporte como a Copa é fundamental para desenvolver a cidade em vários aspectos. “A Copa Internacional de MTB é um evento muito esperado em Araxá tanto pela população quanto pelos turistas e competidores. Nós sempre fazemos questão de receber a organização e os competidores de braços abertos porque sabemos da qualidade e da estrutura deste evento que além de atrair muitas pessoas para a nossa cidade, divulga Araxá na mídia nacional e internacional. Com certeza, esta etapa de 2011 será de grande sucesso até porque a cada ano estamos trabalhando uma parceria mais sólida para que o evento continue sendo realizado neste belíssimo cenário que temos que é o Complexo do Barreiro”, explicou Alda.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIMTB

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *