Conecte conosco

Oi, o que você está procurando?

Diários de bordo

Diário de Bordo: Romaria de Robim até Aparecida

Tudo começou com os olhos encharcados em lágrimas no final da Rua Dr. Marcolino com a Av. JK quando iniciei a viagem após passar na casa de meus pais e despedir de todos. Pedi muito a DEUS que iluminasse o nosso caminho e que nos desse muita força, pois a trajetória seria longa até o Santuário de Aparecida onde poderia definitivamente entregar o aro da bike de estrada lá na Capela dos Milagres. Assim, seria a realização de um sonho que foi interrompido com meu acidente no dia 23/02/2008 na subida do camping depois do trevo de Santana de Patos onde estava com mais dois amigos (Branco e Paulo) oficializando o primeiro treino para viagem até o Santuário de Aparecida.

Robim em uma demonstração de fé

Robim em uma demonstração de fé


Quanto à programação da viagem, no feriado de setembro/2010 fomos de carro até o Santuário fazendo o levantamento da melhor rota a seguir visando à bicicleta, Levantamos a distância entre as cidades, qual era a qualidade do asfalto, disponibilidade de acostamento, altitude dos pontos, serra para escalar existente, qual seria os km para subir, disponibilidade de hotéis nas cidades, cidades mais próximas antes e depois dos principais pontos escolhidos (maiores cidades). Com todas as informações na mão arrancamos: eu pedalando, a Lucia (esposa) e o Sr. Erasmo no carro de apoio, com todo material para passar o dia pedalando (frutas, água, sucos diversos, água de coco, bebidas isotônicas, etc), pois a meta era cumprir o percurso entre cinco e seis dias de pedal.
O mais interessante foi como DEUS nos proporcionou tamanha felicidade, pois não tivemos problemas durante os cinco dias de pedal, tudo transcorreu da melhor forma possível.
1° dia: sábado, 26 de março de 2011.
Patos – Araxá – 156,6km 06h06m06s 25,7km/h
Para o primeiro dia o nosso destino foi Araxá/MG e a meta cumprida na integra. Pedal transcorreu de forma tranquila. A Serra do Salitre não incomodou. No final do dia tivemos o prazer de assistirmos a missa e ainda fomos homenageados na procissão de entrada.
2° dia: domingo, 27 de março de 2011.
Araxá – Franca – 172,0km 07h09m35s 24,5km/h
Já no segundo dia nosso destino seria qualquer cidade depois de Rifaina/Pedregulho que nos aproximasse de Franca e conseguimos chegar ainda cedo, um pouco antes das 16h a Franca/SP. A pedalada foi igual ao primeiro dia, sol moderado e nada de chuvas.
3° dia: segunda-feira, 28 de março de 2011.
Franca – Guaxupé – 154,0km 06h47m35s 22,8km/h
No terceiro dia saímos de Franca com destino ao sul de Minas Gerais onde o percurso seria mais montanhoso devido às serras cafeeiras típicas da região. Depois da saída com uma pequena chuva que nos acompanhou por uns 25 km largamos o estado de SP.
Neste dia encontramos o Sr. José Nildo, ciclista que esta percorrendo todos os estados do Brasil em aproximadamente três anos de pedal. Tiramos algumas fotos, escalamos uma serra juntos e depois o deixei, pois sua carga é de grande peso prejudicando um pouco seu rendimento no pedal, que é de 6,5km/h e pedalando no máximo 70 km por dia. Serra, serra, serra e mais serra.
4° dia: terça-feira. 29 de março de 2011
Guaxupé – Pouso Alegre – 190,0km 08h48m35s 21,6km/h
No quarto dia saímos de Guaxupé com destino a qualquer cidade após Poços de Caldas, pois Pouso Alegre era quase 200 km. A dúvida de não conseguir chegar ao destino era evidente. Neste dia, tivemos alguns problemas. Muita chuva, quatro pneus furados e a Serra de Ipuiuna que estava em fase de duplicação. A cada quilômetro vencido, a emoção aumentava e graças a Deus cada vez mais perto do objetivo. Foi o dia mais difícil, porque depois de todos os problemas só nos restava chegar a Pouso Alegre. Foi aí que chegamos ao hotel em Pouso Alegre por volta das 19 horas, completando quase 09 horas de pedal.
5° dia: quarta-feira, 30 de março de 2011.
Pouso Alegre – Aparecida – 164,1km 7h29m10s 22,0km/h
Chegou o último dia de pedal. Apesar de muita massagem, a dor no joelho direito era eminente. A programação era tentar subir a Serra da Mantiqueira com seus belos, longos e ininterruptos 23,4 km. A pedalada iniciou com condição de asfalto perfeita, acostamento seguro até Itajubá. Segui até Venceslau Braz, onde iniciaria a temida subida da serra. Apesar da dor no joelho, a dificuldade não foi tão dura como esperava, visto a paisagem e enorme desejo que se aproximava a chegada ao santuário. Aproximando de Lorena, uma chuva de lavar a alma insistia em cair.
A partir deste momento, toda emoção pode ser descrita neste vídeo, que após sermos convidados a participar da santa Missa no altar principal da Basílica, participamos ao vivo do programa Bem-vindos romeiros, da TV Aparecida.

34 Comentários

34 Comments

  1. Júlio Simão

    13 de abril de 2011 em 13:42

    Robinho,
    Parabéns por mais esta conquista em sua vida, belas fotos, lugares muito bonito, e que Nossa Senhora Aparecida te de força para sempre estar pedalando com força, garra e determinação.
    Júlio Simão – Cica.

    • Robimsr

      20 de abril de 2011 em 10:48

      Júlio…. a cada dia que passa aumenta a saudade. Lembranças!!!! e mais lembranças!!!. Realmente momentos insequecíveis. Valeu.

  2. Heber Contador

    13 de abril de 2011 em 13:59

    Parabéns Robinho! Impressionante!

    • Robimsr

      20 de abril de 2011 em 10:51

      H.Contador….. Se prepare pois a Romaria por terra já está a cada dia mais perto. 1 Abraço.

  3. Raquel

    13 de abril de 2011 em 14:28

    Grande exemplo de força, persistência e gratidão. Um exemplo pra todos nós!
    Muitos parabéns Robim! Grande abraço!

    • Robimsr

      20 de abril de 2011 em 10:57

      Raquel… Neste final de semana estaremos aí em BH.
      Esta foi mais uma para o arquivo da vida.

  4. Robson Teixeira-BH

    13 de abril de 2011 em 16:20

    Meu irmão,
    Parabéns pela façanha, realmente fantástico!!!! Que DEUS continue abençoando a você e sua família….
    Forte abraço!

    • Robimsr

      20 de abril de 2011 em 11:00

      Brother….
      Como nosso “Caça-Trilhas” Walter disse: A amizade é tudo. Com a graça de DEUS estaremos aí logo pela manhã.

  5. ROGÉRIO PROFESSOR

    13 de abril de 2011 em 16:50

    ROBINHO: Nada na vida acontece por acaso, aquele acidente foi um obstáculo colocado em sua vida para que a sua força de vontade fosse testada. Muitas vezes, os planos que nós fazemos não são os mesmos propostos pelo SENHOR, a verdadeira resposta vem pela palavra dele. E você soube utilizar o acidente sofrido como forma de superação e determinação. Parabéns, se eu fosse o SENHOR, eu diria: FOI APROVADO.

    • Robimsr

      20 de abril de 2011 em 11:06

      Professor… Realmente foi um momento de grande aprendizado e transformação em nossas vidas e graças a DEUS vem a cada dia nos colocando no caminho.

  6. Flavim

    13 de abril de 2011 em 17:09

    Parabéns robim e que deus continue olhando para vc e por nós ciclistas nestas estradas da vida…

    • Robimsr

      20 de abril de 2011 em 11:10

      Flavim… ELE sempre olha, às vezes nos não interpretamos os sinais. Vamos torcer para a nossa caminhada ser muito longa.

  7. Paulo fuscão

    13 de abril de 2011 em 17:10

    Robinho e Lucia!!!
    Parabéns por mais esta prova de amor e união de vocês em todos os momentos da vida.

    • Robimsr

      20 de abril de 2011 em 11:14

      Fuscão…
      Foi como falamos. Nada aconteceu ao acaso. Tudo influenciou para o sucesso na viagem. Somente energias positivas. No final de cada dia tudo dava certo. Realmente incrível!!!!!

  8. Lucas

    13 de abril de 2011 em 21:35

    Emocionante.
    São os prazeres da vida que só a bike pode nos proporcionar.
    Parabéns, parabéns e parabéns!!!!

    • Robimsr

      20 de abril de 2011 em 11:19

      Lucas….
      Realmente foram momentos incríveis e únicos. Com certeza a bike nos proporciona muito. É só sabermos aproveitar ao máximo. 1 Abraço…

  9. magela

    13 de abril de 2011 em 22:26

    Robim(biker de alma), sempre gosto de falar do “biker de alma”. O biker de alma compete em provas onde não existe perdedores e nem troféu de campeão, nestas provas a alegria e pura e divina e a determinação e superação tem que ser ainda maior, pois no final não tem pódio, premiação e porque você não teve que vencer mínguem, simplesmente ser o melhor ser humano que você pode ser.
    Obrigado por esta lição de como ser um verdadeiro “biker de alma”

    • Robimsr

      20 de abril de 2011 em 11:20

      Magela…. SÁBIAS palavras.

  10. Romes silva

    14 de abril de 2011 em 11:11

    Parabéns Robin!!!
    Imagino o quão difícil foi o trajeto.
    Montanhas e mais montanhas.
    Mas vc conseguiu, parabéns!!!!
    Abraços.
    Romes, Viviam, Sofia e Felipe.

  11. Tiagão

    14 de abril de 2011 em 11:44

    ATRAVÉS DESTE TESTEMHNHO, TENHA CERTEZA QUE VOCE ROBINHO, EVANGELIZOU PESSOAS QUE VIRAM ESTE VIDEO A COMEÇAR DE MIM.
    QUE NSRa APARECIDA ABENÇOE VOCÊ E TODA FAMÍLIA.
    PARABÉNS.
    TIAGÃO.

  12. ALMIR ANDRADE

    14 de abril de 2011 em 12:40

    VALEU ROBINHO…Voce um exemplo a ser seguido… “Que Deus ilumine sempre seus passos e suas pedaladas”…Vale campeão!!!

  13. Leonardo Francisco Dos Reis Andrade

    14 de abril de 2011 em 18:10

    Vi as fotos da sua viagem á Aparecida do Norte,achei lindos os lugares por onde passou,aBasilica.Tudo maravilhoso! O sr está de parabéns!Beijos!

  14. Robimsr

    14 de abril de 2011 em 18:31

    Amigos….
    Boa noite… Somente agora consegui um tempinho para entrar no nosso site. O certo seria agrader a cada um dos comentários postados mas, estaremos falando melhor nos pedais do final de semana e nos encontros pela cidade. Realmente foi uma trajetória sem palavras para descrever e agradeço a todos pelo carinho demonstrado. Um forte abraço a todos e mais uma vez lembro que o nosso esporte é “show de roda”…… inté.

  15. Iuri Scotton

    14 de abril de 2011 em 23:18

    Acho que todo mundo já falou muito, venho para desejar os meus parabéns por essa conquista. Você mereceu.

  16. Herculano

    15 de abril de 2011 em 11:22

    Robinho
    Parabens !! você é um vencedor!!
    Abraço

  17. walder

    15 de abril de 2011 em 12:12

    Parabéns robinho ,

  18. Lucia Andrade

    17 de abril de 2011 em 14:02

    Meu grande amor não foi por acaso que Deus nos colocou um na frente do outro, foi para dar testemunho de que tudo se realiza atraves dele, meu sonho é o seu sonho e vice versa, todos seus amigos ciclistas sabem o quanto eu te apoio e te dou força em todas estas pedaladas, mas esta foi a pedalada em que o premio era abraçar N. Sra Aparecida e ela estava nos esperando de braços abertos não existe recompensa mais valiosa que esta . Deus te abençõe muito, você é o meu campeão, te amo.

  19. Jullyano

    18 de abril de 2011 em 16:10

    Robinho, parabéns por essa bela conquista junto a Nossa Sra. Aparecida. Também tenho a vontade de fazer esse percurso em agradecimento a muitas glórias alcançadas.
    Mais uma vez parabéns meu amigo!

  20. Sérgio Zaggo

    18 de abril de 2011 em 20:58

    Robinho, só hoje eu li o seu relato e assisti ao vídeo, fiquei todo arrepiado.
    Caramba, que viagem (em todos os sentidos)!
    Com Nossa Senhora, a Lúcia e o seu Erasmo, com certeza você viajou muito bem acompanhado.
    Achei muito bacana o enfoque da visão do ciclista quanto à segurança nas estradas, que você colocou na entrevista. Estas inserções vão aos poucos conscientizando as pessoas, em especial aos motoristas, para que acidentes terríveis como o que você sofreu se tornem cada dia mais raros.

  21. Renato

    19 de abril de 2011 em 15:58

    A fé é uma convicção! Capaz de “mover montanhas””.
    Parabéns ao Biker e à sua família.
    Também me emocionei!
    Parabéns, Parabéns!!!
    Vida longa!

  22. Walter

    20 de abril de 2011 em 10:16

    Meu amigo, já são muitos kms de pedal, desde as madrugadas de “croizinha” pelas trilhas de enduros antigos até esta sua aventura de agora. Quero agradecer pela sua amizade e você sabe o quanto ela representa pra mim, apesar destes tempos corridos de agora. Esta sua aventura é a prova da sua perseverança e fé. Dos seus princípios inalterados, desde quando te conheço. Não podia deixar de agradecer a Lucia por te apoiar e estar ao seu lado. Que Deus lhe conceda graças e muita saúde. Parabéns!!!

  23. Nilda Andrade

    21 de abril de 2011 em 09:20

    Cunhado, você é sempre campeão. Que Nsa. Sra. Aparecida te proteja sempre, juntamente com minha querida irmã Lúcia. Amo voces ! ! ! ! Robinho, coloque o Mateus nas tuas trilhas. Ajude os jovens e adolescentes de hoje se apaixonarem por esportes saudáveis como estes. Só assim estarão saindo de lugares que não são bacanas. Creia que todos nós somos responsáveis. Saúde e sucessos ! ! !

  24. Mateus Andrade

    21 de abril de 2011 em 14:11

    Parabéns tio, é isso aí, muita garra, determinação e fé.
    Pra mim mais que um exemplo de força e coragem,
    meu tio, que amo, respeito e admiro.
    Muitas felicidades!!!!

  25. Ladynha Veloso

    30 de junho de 2011 em 18:30

    Robim,
    Que lindo ver essa sua estoria de determinaçao ,,juntamente com a Lucinha e seu Erasmo.
    Que Deus mantem essa fé acesa com muita harmonia e companheirismo.
    Vcs estao sempre presente nas obras de Deus e sao merecedores ainda mais,
    fico contente por fazer parte da sua familia,tenho vcs como meus irmaos…
    Vcs me fizeram chorar viu…
    Isso mostrar que a fé remove montanhas e que Deus existe dentro do nosso coraçao.
    Que essa realizaçao e caminhada de fé sempre o torna mais e mais essa pessoa justa,trabalhadora,verdadeiros e eficiente como amigos e filhos de Deus.Que ele sempre os iluminem…
    Ladynha e juninho

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Competições

Aconteceu neste sábado o 4º ENDURO CEMIL, pela primeira vez o enduro aconteceu em um sábado à tarde, como o sol estava fervendo, alguns...

Diários de bordo

Bagnères-de-Luchon a Pau, França, Terça-feira – 20/07/10 Desculpem o atraso com o diário de bordo mas é que ontem a internet do hotel não...

Competições

Foi realizado no último domingo (25), o Primeiro Enduro Mountainbike de Regularidade da Cidade de João Pinheiro. Cerca de 50 bikers da região, principalmente...

Artigos

A Bicicleta pedaço a pedaço. Entenda melhor o que cada componente faz e monte uma super bike. Se não quiser montar, você saberá escolher...

Copyright © 2021 Noispedala