Conecte conosco

Oi, o que você está procurando?

Diários de bordo

Diário de Bordo: Cicloviagem Curvelo / Diamantina 2010

Saímos às 16 horas do dia 21 de janeiro da Power bike. No caminho pegamos o Valner e o Bruno. Seguimos viagem até a parada para o lanche em Três Marias. Na van não calamos um segundo sequer e fomos assistindo o DVD do Grandão quando o Marquinhos não nos agraciava com excelentes músicas. 10 km após Três Marias encontramos com o Renato que havia tido problemas em seu carro, ele que fez o contato com o pessoal de Curvelo.

Galera perfilada para a foto oficial da saída na Estação Ferroviária de Curvelo

Galera perfilada para a foto oficial da saída na Estação Ferroviária de Curvelo


Chegamos a Curvelo e encontramos o organizador Bruno Ribas e fomos jantar no Bar do Zé Carlos, onde conhecemos as famosas cachaças de 200 anos que até o Dom Pedro bebia. Quando estávamos comendo peixe à segunda turma chegou. Jantamos e fomos para o hotel.
Na sexta-feira, saímos às 07h45min da Praça da Estação Ferroviária de Curvelo. Paramos na Igreja de São Geraldo onde tiramos algumas fotos e a turma dividiu. Uma parte foi pra Corinto que encurtava o caminho em 30 km. A galera de Patos de Minas juntamente com alguns de Curvelo seguiu pelo estradão. Mesmo o Marquinhos usando notube, ele furou o pneu pela primeira vez.
Pedalamos mais e chegamos ao primeiro ponto de apoio. Depois de poucos quilômetros rodados o Marquinhos fura o pneu pela segunda vez. Houve até uma ameaça de reboque à bike dele.
Depois de 50 km pedalados, chegamos ao tão temido morro caquente. Eram 13h e faziam 39ºc. O Marquinhos furou o pneu pela terceira vez durante a subida. A galera não desafinou e subiu bonito o morro.
Seguimos pedalando até Monjolos, já na região da Estrada Real. Havia uma estrutura bacana para almoçarmos e um rio para aproveitarmos.
Almoçamos e demos início à subida da linha férrea inativa. Era só subida. Chegamos de baixo de chuva em Rodeios. Duas meninas jogaram flores quando passamos pela estrada. A chuva apertou e uma parte da galera escondeu no coreto e outra na estação ferroviária inativa. Encontramos em uma mercearia onde havia um ponto de apoio e seguimos para a última parte da pedalada do primeiro dia. O destino era Conselheiro Mata. Quando chegamos, havia uma pousada bem bacana para acomodarmos, um jantar excelente e churrasco. Pedalamos 101 km no primeiro dia com direito a um tombo do Luis Farol de Carreta.
Um dos obstáculos que foram superados

Um dos obstáculos que foram superados


No segundo dia saímos às 10 da manhã para uma pedalada de 38 km. A expectativa era de ser um lugar muito bonito. Era pura trilha. A cada 3 km havia um obstáculo a ser superado; pontilhões, cachoeiras, escaladas, rios, pântanos que davam na cintura e montanhas cortadas.
O Candango que teve muitas dificuldades em pedalar no primeiro dia teve um bike fit e curso instantâneo com o Mestre Robinho e surpreendeu a todos nos outros dias.
E como os pneus furaram. Foram 13 furos. No apoio o Valner e o americano foram à cachoeira. A cada vazão de água havia um show do Dênis Americano BMX. Passamos por um pontilhão onde cabia só um pé de cada vez. Chegamos ao ponto de apoio em Mendes. O nosso churrasqueiro queria comprar a espingarda do Tião nativo amigo do lula. A Elenice esposa do Sérgio Zaggo comprou um saco de milho que serviria para café da manhã no dia seguinte e seguimos atravessando o rio, pois não dava pra passar no pontilhão. Na descida o Assis nos presenteou com um mega tombo. Subimos o morro escalando até o final do pontilhão.
Passamos pelo pântano, seguimos o pedal e no final um fato muito bacana. No pântano o Fabiano Spaço da Mulinha tomou um tombo onde várias pessoas dizem que foi de propósito. No final da pedalada do segundo dia um momento emocionante. Pegamos uma chuva de granizo com 17ºc de temperatura.
Chegamos a Barão de Guaicuí e fomos para o Bar Trem de Minas onde almoçamos e deliciamos um churrasco. Gentilmente a galera de Curvelo nos cedeu a casa para dormirmos e eles foram dormir em barracas no Bar do churrasco. Na casa dos paturebas tinham bikes em cima da pia, da mesa e da estante. Eram 12 pessoas em uma casa de dois quartos.
O Robinho não desceu para o churrasco e ficou colando as câmaras e dando manutenção nas bikes.
No terceiro dia era só chegar a Diamantina. Faltavam apenas 25 km, sendo apenas 12 km de terra. O Sérgio Zaggo passou de caminhoneta no córrego devido ao curativo. No primeiro topzinho, a maioria empurrou, exceto os paturebas.
Chuva de granizo para fechar com chave de ouro o segundo dia

Chuva de granizo para fechar com chave de ouro o segundo dia


Passamos por um garimpo super acidentado. Muitas erosões e continuamos subindo até chegar na BR.
Ao chegarmos a Diamantina a galera se reuniu em um posto de combustível e demos início à descida até ao centro histórico onde tiramos bastantes fotos e fomos almoçar. Depois disso a galera só queria voltar, pois já estávamos muito cansados.
Ah, em relação à expectativa em ser um lugar bonito, foi superada. Que lugar show. A natureza foi muito generosa com aquela região.
Foram 20 bikers, sendo 11 de Patos de Minas que participaram desta cicloviagem. É isso aí. Ano que vem tem mais hein galera.
A galera de Patos de Minas agradece a todos os curvelanos que nos receberam de braços abertos. Obrigado a todos os que pedalaram conosco e em especial ao companheiro Bruno Ribas que organizou. Agradecemos também a todos que participaram as pessoas que fizeram parte da equipe de apoio. Vocês estão de parabéns e contamos com a presença de um ônibus daí nos próximos enduros de nossa cidade.
Confira no GPS o roteiro deste paraíso. Clique aqui e faça o downloa do arquivo do GPS.

Confira as fotos desta cicloviagem da galera do Noispedala

35 Comentários

35 Comments

  1. gagame

    26 de janeiro de 2010 em 21:58

    Ai galela pelo geito foi muito bom ano q vem eu to dentro.

  2. Sérgio

    26 de janeiro de 2010 em 22:34

    Aqui quem escreve é Elenice.
    Olha aí galera gostei muito de compartilhar com vcs esta aventura .Parabéns pelo companheirismo….realmente valeu ..
    Parabéns Robinho..borracheiro viajante
    Galera, vcs todos merecem 10.
    Euler vc me deve R$ 10,00, `nào esqueci…
    um abraço

  3. Renato Amaral

    26 de janeiro de 2010 em 23:08

    Agora vocês têm o caixeiro viajante e o borracheiro viajante!

  4. Flavim

    27 de janeiro de 2010 em 07:58

    É muito legal galera, na proxima estou dentro em.. o Bruno me avisa alguns dias antes em… parabens pela essa aventura de bike…

  5. Walder

    27 de janeiro de 2010 em 08:12

    Muito massa , parabéns !

  6. Euler

    27 de janeiro de 2010 em 08:30

    Galera foi a melhor aventura que fiz com a bike.
    Obrigado a todos pela companhia.
    Obrigado em especial ao pessoal de Curvelo por nos proporcionar esta aventura.
    Elenice o esquecimento da camiseta foi de propósito era só para ver se a nossa equipe de apoio estava atenta. RSRSRSRSRS
    Mais não esqueci pode deixar que vou te pagar.
    abraço a todos

  7. ALISSON_PÓ

    27 de janeiro de 2010 em 08:34

    Hahahaha isso sim é trilha, que dia vamos fazer essa na quinta feira???????kkkkkkkkkk
    Parabens pela organização e principalmente pela disposição, podiamos organizar uma dessas por aqui heim….quem sabe em breve!!!!!!!!
    Mais uma vez parabens pela aventura

  8. Hebinho

    27 de janeiro de 2010 em 08:48

    Galera, muito show!! Vocês estão de parabéns. No próximo ano quero participar! Um Abraço!

  9. Bruno Ribas

    27 de janeiro de 2010 em 10:29

    Galera!!! Sensacional cobertura! Muito obrigado pela presença de vocês aqui em nossa região! Grande abraço!

  10. Alysson

    27 de janeiro de 2010 em 13:01

    Huumm… fikei com inveja, mas tamem ñ pude ir por causa do trabalho… quem sabe na proxima da certo!!!
    **Mudando d assunto… tenho uma sugestao pra trilha do “night bike” amanha, foi a q mais gostei d todas “DESCIDA DAS PEDREIRAS E VOLTANDO PELO FRIENDS”… talvez ate conseguimos igualar ou bater o recorde d 40 bikers.
    Abraçao a todos e força no pedal!!!!

  11. Sérgio

    27 de janeiro de 2010 em 13:37

    Aventura inesquecível! Companherismo, camaradagem, solidariedade, muita adrenalina, muita gargalhada, descontração, foram 3 dias de total desligamento, um verdadeiro remédio para a alma. E tudo com muito respeito ao meio ambiente! Parabéns ao pessoal de Curvelo, ficamos devendo a retribuição.
    Agora, o Scargot Quebra-Mola do Fabiano foi demais. O Celinho quer fazer um churrasco, o Fabiano podia ceder um espécime da criação dele, que tal?

  12. João Batista Filho

    27 de janeiro de 2010 em 15:45

    Olá amigos, Fico feliz em saber que mais uma galera de ciclistas percorreu parte da Rota da Maria Fumaça e gostou do que viu na região. Eu que fui um dos primeiros cicloturistas a percorrer a Rota em 2006 (Corinto a Diamantina (150 Km) desde então fiquei fascinado com o potencial para atividades de ecoturismo que a região oferece e agora estamos movendo ações para transformar o antigo leito ferroviário em uma rota de ecoturismo não motorizado.
    Em maio ou junho deveremos fazer mais uma viagem de bike pela região, de Diamantina a Santo Hipólito e gostariamos de contar com a presença de voces com nossa turma de amigos.
    Um grande abaraço para todo o grupo: João Batista Filho – Belo Horizonte

  13. Fabiano Spaço

    27 de janeiro de 2010 em 19:01

    Ai galera do Rodeio, a viagem foi SHOW DE RODA “Robinho”.
    Sergio, primeiramente, parabéns, pelo seu desempenho, tem gente que pensou que vc não ia dar conta e até mesmo com o pé enfachado você não dessanimou e pedalou mais… Valeu, agora quanto ao churrasco do Celinho pode pedir para ele buscar o tanto que ele quiser, estou viajando hoje, vou deixar o portão aberto é só entrar e pegar o tanto que ele quiser, ele sabe onde é que é no lote ao lado da SPAÇO.
    Galera de Curvelo, Valeu pela pedalada. Foi um Show, dificil bater essa…
    Bruno Ribas, depois vou precisar da sua equipe de apoio,
    Favor só tirar aquele cara de derrubou o telhado da casa do Kussujo,
    aquele que mandou o Celinho dormir lá na grama fora da casa, (o do RONCO).
    Abraços a todos e apartir de 01/02/2010, estarei treinando com a minha MULA,
    para ganhar aquela modalidade que não sei o nome para ganhar uma F-250 igual o Marquinho Ganhou, agora preciso de só mais dois companheiros para treinar apartar os bois…

  14. Bruno Ribas

    27 de janeiro de 2010 em 20:15

    kkkkkkkkkkkkk
    Fabiano!!! Pior que vai ser difícil tirar o Roncador da próxima, pois, o cara foi de Sapo nesta viajem e já até comprou uma bike bacana, de tanto que ele gostou! Porém, da próxima vamos arrumar um lugar bem lonje para ele dormir! Abraços!

  15. João Batista Filho

    27 de janeiro de 2010 em 21:43

    Olha ai galera,
    pelo que estou vendo estão fazendo concorrencia com o meu ronco. Assim não vale, pois além de ser o primeiro ciclista a desbravar a Rota da Maria Fumaça eu tambem já fui considerado o maior “Roncador” desta trilha e não vou querer perder este titulo facil assim. da proxima vez, se pudermos nos encontrar nesta bela Rota da Maria Fumaça, quero disputar com esse seu amigo, pra ver se ele consegue roncar mais alto do que eu, não vou perder este título de jeito nehum… kk
    Grande abraço para todos voces, que eu ainda não conheço pessoalmente mas que espero poder pedalar junto qualquer dia destes.
    Se precisarem de alguma coisa aqui em BH ou pelo eixo da Estrada Real podem fazer contato comigo: João Batista Filho (amigo do Bruno Ribas)
    email: jobacicle@yahoo.com.br
    Grande abraço para todos voces

  16. Augustinho

    27 de janeiro de 2010 em 22:27

    E ai galera patureba!!!!! Agradeço a disposição, o companheirismo, a alegria e a amizade de voces nas pedaladas pela trilha da Maria Fumaça. Estamos aqui em Curvelo prontos para uma nova pedalada juntos (é so marcar que estaremos presentes). Valeu galera e até a próxima! Abraços a todos.
    Augustinho Nery

  17. Fabiano Spaço

    27 de janeiro de 2010 em 22:52

    O Bruno Ribas ,esse duelo ai eu to fora,
    Agora uma ideia boa pra todos,
    Você Bruno, com sua mega equipe de apoio (pode ser só esses três) o Malaga, Assis e Afranio, pega esse dois faz o trajeto com pelo menos umas 10 noites. Ai o Bruno conta pra nos quem é o campeão, (agora se esse João Batista ganhar, não quero nem conhecer…

  18. marcos carvalho

    27 de janeiro de 2010 em 23:52

    Pessoal, quem não foi realmente perdeu!. A coisa melhor do mundo é vc ter a
    oportunidade e saber aproveitá-la. Agradeço a Deus por tudo, e que na próscima eu possa estar lá novamente. Foram três dias inesquecíveis que me fizeram bem para a alma,e com novas e valiosas amizades. Obrigado a turma dos amantes da magrela e a todos do apoio. Esses aí foram demais, a gente só não conseguia acompanhá-los no pique do churrasco! rsrsrs. Eles bebiam uma lata a cada KM rodado o dia inteiro, e a noite sempre estavam prontos para outras.Parabéns Bruno Ribas e toda a turma de Curvelo pela receptividade e a organização do evento.
    Obrigado a todos os parceiros de viagem. Valeu a pena!!!

  19. Bruno Fernandes

    28 de janeiro de 2010 em 09:07

    Que turma show de roda! Que viagem show de roda! A turma de Patos não acompanhava os curvelanos no gole e a deles não acompanhava a nossa no pedal. Tudo foi muito organizado. Se esse cara for de novo ele vai ter que dormir la onde guardamos as bikes, perto do buteco do Kussu. Sobre o churrasco do Celinho, vai ser melhor fazer no outro sábado, pois o Robinho , o Fabiano e o Euler não poderão ir. Então vamos marcar para a próxima semana e que nenhum de vcs marquem compromisso para a data. Temos muitas histórias para contar, não é Fabiano? Parabéns principalmente ao Bruno Ribas, ao Cearense e ao Sérgio Zaggo que surpreendeu a todos.

  20. Sérgio

    28 de janeiro de 2010 em 09:30

    Surpreendi o caramba, vocês vão todos à pqp com essa conversa de que o velhinho deu conta, ainda vou botar uns tantos de vocês no bolso, tô só começando.

  21. Bruno Fernandes

    28 de janeiro de 2010 em 09:38

    Não é por isso Sérgio. Você mesmo disse que nunca tinha rodado mais de 40 km.

  22. Robimsr

    28 de janeiro de 2010 em 09:50

    Olá amigos amantes do pedal…Bom dia a todos… Primeiramente gostaria de agradecer a DEUS por nos dar mais esta oportunidade de realizar o passeio sem nenhum problema mais grave e também por nos deixar esta NATUREZA sem igual que apreciamos nesta cicloviagem. Agradecer ao Bruno Ribas e sua TURMA na organização e acolhida do pessoal. A todos os ciclitas que superaram seus próprios obstáculos na conclusão do percurso e principalmente no REFORÇO que deu na nossa amizade. Espero que o esporte se organize mais a cada dia com a nossa união. Quanto ao passeio, “100% show de roda”, inesquecível, agora só nos restam as lembranças, boas fotos e a excelente turma para os comentários e gargalhadas 1000. Para a próxima cicloviagem é só programar que estarei pronto e torcer para que esta tenha sido a primeira de uma SÉRIE sem fim de cicloviagens. Como dizia uma velha frase dos enduros de regularidade de bikes: “QUEM É FERA NÃO PODE PERDER”. 1GRANDE abraço a todos e fiquem cm DEUS. Robim. Em tempo: tenho que fazer um curso de borracheiro.

  23. Gleidson

    28 de janeiro de 2010 em 10:31

    E aí pessoal, com as fotos já tinha ficado triste de não poder ter participado com vocês e com tantas historias aqui no NPD relatadas por vocês mais ainda, por outro lado fico feliz por vocês teren desfrutado de tanta beleza e alegrias, espero estar com vocês nas proximas, um grande abraço a todos!!!

  24. elenice zaggo

    28 de janeiro de 2010 em 16:04

    Oi Bruno goatei da justificativa…. se saiu bem
    elenice zaggo

  25. Euler

    28 de janeiro de 2010 em 16:15

    O Bruno Ribas cade o DVD do Wil?? Diz para ele que troco o DVD por uma barraca que sobrou na Van. kkkkkkkkkkk
    Brincadeira Bruno tem uma barraca aqui que não é nossa provavelmente deve ser de algum de voces que guardou suas coisas na Van, já falei com o Renato e ele estará levando semana que vem.

  26. Euler

    28 de janeiro de 2010 em 16:20

    O Fabiano Spaço Mulinha Salve Xurupita está de férias em Caldas Novas, mais não esquece da galera. E o pior de férias ainda levou a bike a tira colo fico com dó da esposa dele foi trocada pela bike.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  27. Hérlley Power Bike

    28 de janeiro de 2010 em 19:06

    Olhem só o Marquim Patrão acionando o seguro para usar o guincho…É isso áí fez agora vamos usar né.Aí é Patrão mesmo…Seguro cobertura 24horas sem limite de kilometragem….hehe

  28. Denise

    28 de janeiro de 2010 em 21:01

    Bruno e turma parabéns pela viagem, fiquei babando com as fotos quem sabe Bruno vc me avisa com tempo assim me organizo e vou com vcs.
    Abraços
    Denise

  29. João Batista Filho

    29 de janeiro de 2010 em 11:28

    Oi Pessoal,
    Não sei se o Bruno Ribas comentou com voces, este ano será comemorado os 100 anos do inicio da contsrução da ferrovia Corinto-Diamantina , ramal este por onde voces passaram e que foi extinto na decada de 70.
    Temos um grupo de pessoas desenvolvendo ações para transformar este trecho numa rota de Ecoturismo não motorizado(Cavalgadas,cicloturismo, caminhadas, trekking) , a exemplo do Projeto Vias Verdes que existe na Espanha. Já estamos movendo varias ações para concretizar este projeto.
    Como parte das comemorações dos 100 anos de construção do trecho, estamos planejando um encontro de cami hantes e cicloturistas, provavelmente em abril , maio ou junho (ainda vamos ver as datas). Neste caso, ficariamos muito felizes em ter companheiros de varios grupos , de varias cidades diferentes. Devemos ter pessoas de BH, de Varginha, De Morada Nova, de Curvelo, de Montes Claros, de Ipatinga , e será uma ótima oportunidade para a confraternização dos grupos, nesta belíssima rota.
    Sendo assim, gostariamos de saber se voces se interessariam em participar novamente de um evento na Rota da Maria Fumaça (é assim que a chamamos) e para adiantar, pretendemos percorre-la no sentido Diamantina-Santo Hipólito ( 100 Km) , que será mais suave o percurso e poderá até ser feito por pessoas com menos preparo fisico devido a declividade do terreno neste sentido.
    Se voces se interessarem em participar deste encontro de ciclistas ou caminhantes podem enviar suas sugestões de datas mais adequadas para voces e estaremos depois acertando este detalhe. Podem divulgar meu email para a rede de voces, se precisarem enviar mensagem : jobacicle@yahoo.com.br , moro em BH e qualquer coisa podem tambem fazer contato com o Ribas, que faz parte do nosso grupo de ações pela RMF.
    Grande abraçoi para todos

  30. Bruno Ribas

    29 de janeiro de 2010 em 20:04

    Oi Euler!!! A barraca é do Malaga! Quanto ao DVD, ficou pronto somente hoje, ok? Me diz o endereço prá gente enviar! Abraço!

  31. Gata Seca

    31 de janeiro de 2010 em 10:43

    Olá pessoal que saudade de todos vcs. Estou de volta depois de quase um mês de ausência forçada.
    Que delícia vcs estarem em Curvelo e depois Diamantina. Adoro cidades históricas de Minas.
    Um grande abraço a todos.
    Patos de Minas é o roteiro do meu coração.
    Agora não perco um lance.

  32. Jordana

    1 de fevereiro de 2010 em 15:39

    Gata Seca!!!
    Que bom você voltou!Estava ansiosa para te contar algumas novidades.
    E algumas ruins.
    Beijos
    Jordana .

  33. Gata Seca

    1 de fevereiro de 2010 em 17:29

    Jordana minha fofa;
    Estou de volta ansiosa por novidades. Quero novamente participar de todos os acontecimentos dos pedalantes de plantão.
    Quero saber cadê o papai Vandinho. Estou tortinha de saudade dele.
    Não tenho lindo nadinha que ele tenha escrito neste site. Adoro ouvir suas inspirações.
    Fala pra ele que a Gata Seca voltou seca de vontade de aprender tudo que possa ensinar em matéria de esporte e escrita.
    Eu sou fã número um.
    Beijos meu amor.
    Miauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.

  34. Gata Seca

    1 de fevereiro de 2010 em 17:48

    Quero saber agora de meus outros amigos;
    Onde estão o Cacique Magela, Bruno Fernandes, Hebinho, Kchão, Kuririn, João Marcos, e tantos outros??????
    Esta turma é da pesada. Adoro vcs……

  35. Dircélia Camilo

    25 de fevereiro de 2010 em 21:03

    Adorei conhecer todos vocês, especialmente Elenice e Stephanie.
    O site está lindo e as fotos também.
    Foi um belo passeio. Obrigada por tudo e até qualquer dia.
    Abraços a todos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Competições

Aconteceu neste sábado o 4º ENDURO CEMIL, pela primeira vez o enduro aconteceu em um sábado à tarde, como o sol estava fervendo, alguns...

Diários de bordo

Bagnères-de-Luchon a Pau, França, Terça-feira – 20/07/10 Desculpem o atraso com o diário de bordo mas é que ontem a internet do hotel não...

Artigos

A Bicicleta pedaço a pedaço. Entenda melhor o que cada componente faz e monte uma super bike. Se não quiser montar, você saberá escolher...

Competições

Foi realizado no último domingo (25), o Primeiro Enduro Mountainbike de Regularidade da Cidade de João Pinheiro. Cerca de 50 bikers da região, principalmente...

Copyright © 2021 Noispedala