Blog

Alberto Contador suspenso por um ano

A Real Federação Espanhola de Ciclismo suspendeu Alberto Contador por um ano, depois deste ter acusado uma substância proibida, em níveis acima da média, na última Volta a França.

Alberto Contador
Alberto Contador

Segundo fontes federativas citadas pela agência EFE, esta foi a deliberação do Comité de Competição da RFEC, que reuniu na sede do organismo com o advogado do corredor, apesar do seu conteúdo não ter sido revelado oficialmente.
A decisão foi comunicada esta quarta-feira ao ciclista, que agora tem 10 dias para recorrer do castigo, que lhe retira ainda o título conquistado no Tour de 2010.
Contador, de 28 anos, afirmou que foi vítima de contaminação alimentar e que o motivo teria sido a carne que havia consumido no dia anterior. De acordo com a imprensa espanhola, o fato de “ninguém ser capaz de confirmar que a substância entrou no corpo do ciclista via intravenosa e sendo a percentagem detetada relativamente pequena”, significa que o desempenho do ciclista não teria melhorado.
Assim, estes poderão ser os termos do recurso a ser apresentado pelo ciclista da SaxoBank junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).
Não é caso único
Alberto Contador, vencedor em 2009 e 2010 da Volta ao Algarve, pode tornar-se no segundo ciclista a perder o título da Volta a França por doping depois de, em 2006, o norte-americano Floyd Landis ter acusado o uso de testosterona sintética e ter sido desclassificado em favor do corredor espanhol Óscar Pereiro.

Autor:  JOÃO SEIXAS e PEDRO BATALHA – Record.xl.pt
Previous ArticleNext Article

2 Comments

  1. Ainda não esta confirmada a suspensão de 1 ano ao contador, ainda terá q passar pelas mãos da UCI essa descisão que foi apenas uma previa, depende também da comissão disciplinar do conselho mundial antidopagem. Fonte:www.escclismo.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *