Rubinho vence segunda etapa da CIMTB em São Lourenço

Em uma prova muito dura, Rubens Donizete e a argentina Noelia Rodriguez venceram a segunda etapa da Copa Internacional Levorin de MTB, que aconteceu em São Lourenço, MG, neste fim de semana (12 e 13 de junho).  A prova foi a primeira no país a contar pontos para Londres 2012 na categoria Mountain Bike.

Rubens Donizete vence segunda etapa da Copa Internacional Levorin de MTB e abre vantagem na luta pelo tricampeonato

Rubens Donizete vence segunda etapa da Copa Internacional Levorin de MTB e abre vantagem na luta pelo tricampeonato

Com a vitória, Rubinho alcançou 149 pontos na competição e agora vai para a última etapa como grande favorito à conquista do inédito tricampeonato – ele e Edivando Souza Cruz são os dois únicos bicampeões na categoria Elite.

Muito concentrado na prova, Rubens largou bem e terminou o Start Loop na primeira colocação. Depois da boa largada, ele travou uma disputa intensa com Tiago Aroeira nas quatro primeiras voltas até que, na quinta, conseguiu abrir uma vantagem confortável sobre o seu adversário e seguir com tranquilidade rumo à vitória.

“Eu adoro essa pista de São Lourenço. Ela exige força, tem subidas muito fortes, mas ela é também muito técnica e exige muito do competidor. A prova foi muito dura, mas consegui me manter entre os primeiros durante todo o tempo e estou feliz com mais essa vitória”, comentou.

Depois dele vieram Tiago Aroeira, Josemberg Nunes, Ricardo Pscheidt e Hugo Prado Neto. Campeão em 2005, a prova marcou ainda o retorno dos bons resultados de Tiago Aroeira na Copa Internacional Levorin de MTB. Depois que conquistou o título, o mineiro vinha ficando constantemente fora da briga pelas vitórias.

“Infelizmente este ano eu tive dengue na primeira etapa e não pude competir, mas estou fazendo um treinamento muito forte e estou muito bem preparado para voltar a  brigar pelos primeiros lugares”, destacou ele.

Elite Feminina

Dobradinha argentina no pódio da Elite Feminina Crédito: Marcelo Andrê - Y. Sports

Dobradinha argentina no pódio da Elite Feminina Crédito: Marcelo Andrê - Y. Sports

Entre as mulheres, domínio total da dupla argentina Noelia Rodriguez e Leila Luque. Desde o início da prova, Noelia imprimiu um ritmo de corrida muito forte e começou a abrir grande vantagem sobre as suas adversárias.

No final da segunda volta, a argentina já tinha mais de um minuto de vantagem sobre a segunda colocada, sua compatriota Leila Luque. A terceira colocada era a belorizontina Érika Gramiscelli.
Sem diminuir o ritmo em nenhum momento, Noelia continuou abrindo cada vez mais vantagem até conquistar a vitória, com quase três minutos de vantagem sobre a segunda colocada. “Na última volta estava com uma vantagem muito boa, mas tinha feito muita força e comecei a sentir câimbras. Diminui um pouco o ritmo, administrei a prova e consegui esse primeiro lugar que foi muito importante para mim”, disse ela.

Já pelo segundo lugar, a disputa entre Érika Gramiscelli e Leila Luque foi muito intensa e definida apenas no sprint final. As duas chegaram praticamente juntas na linha de chegada, mas a argentina acabou conquistando o segundo lugar.

“Fiz uma prova muito controlada. No começo eu caí e tive que vir buscando muitas posições e, depois que assumi o segundo lugar, diminuí um pouco o ritmo para ver como estava a Érika. Como ela não me passava, vi que não estava mais forte do que eu e mantive a prova sob controle”, explicou.

Como as argentinas não participaram da primeira etapa, realizada em Araxá, a briga pelo título no feminino ficou totalmente embolada. Érika é a atual líder da competição, dois pontos a frente de Jullyana Machado, segunda colocada e onze na frente de Roberta Stopa, terceira. Sendo assim, as três chegam com grandes chances de brigar pelo título, na Grande Final em Congonhas.

Notas sobre a etapa de São Lourenço

• A prova contou com 650 atletas inscritos, de três nacionalidades diferentes

• O frio que estava previsto para a etapa realmente castigou os atletas. Na primeira bateria, a temperatura chegou a 3º C

• O comissário Jason Howard, da União Ciclística Internacional, fez muitos elogios ao evento. “Não acredito que nem em uma etapa de Copa do Mundo esta organização tenha algo a aprender”, destacou.

Resultado da etapa de São Lourenço

Elite Masculina

1º – Rubens Donizete – 1:58.12
2º – Tiago Aroeira – 1:58.48
3º – Ricardo Pscheidt – 2:01.57
4º – Josemberg Nunes (Montoya) – 2:02.21
5º – Hugo Prado Neto – 2:02.56

Elite Feminina

1º – Noelia Rodriguez – 1:43.13
2º – Leila Luque – 1:46.43
3º – Érika Gramiscelli – 1:46.49
4º – Roberta Stopa – 1:50.07
5º – Jullyana Machado – 1:53.09

Compartilhe

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.