Qual bike tem o melhor desempenho na subida? Rígida ou full-suspension?

Desde o surgimento das primeiras bikes full-suspension (com amortecimento na frete e atrás) as pessoas discutem a eficiência de cada uma das bikes. O senso comum diz que as hardtails seriam mais adequadas as provas de cross-country e as full-suspensions são mais adequadas ao conforto e a provas de maratona, mas será que isso é verdade?

Hardtails (rígidas) são mais leves

Hardtails (rígidas) são mais leves

As Hardtails são bikes mais simples, mais leves e que exigem menos manutenção se comparadas a uma full-suspension. As full-suspensions são bikes um pouco mais pesadas, mais estáveis, melhores nas descidas e um pouco mais confortáveis. De um modo geral se pegarmos uma Hardtail e uma Full-suspenion similares com o mesmo grupo, a diferença de peso será em torno de 1kg a mais para a Full-suspension e uma diferença de preço em torno de R$2000,00-R$3000,00 entre as duas.

Você pode ate argumentar que as hardtails são maioria no pelotão de elite, mas com o passar dos anos fica mais comum ver atletas usando bikes full nos podiuns. Veja por exemplo Cristoph Sauser que venceu o Campeonato Mundial de MTB em 2008 usando uma full-suspension, ou o triatleta 3 vezes Campeão Mundial de Xterra Conrad Stoltz que em todas as suas vitorias estava usando uma full-suspension.

A revista portuguesa Onbike fez um teste muito interessante para ver a diferença de performance entre uma Scott Scale 30 (hardtail) e uma Scott Spark 30 (full-suspension), as duas bikes possuiam quadro de carbono e estavam equipadas com grupos SLXe possuiam basicamente a mesma geometria. A Revista testou 2 atletas em um percurso demarcado de 3km onde predominavam as subidas e que continha alguns trechos técnicos. Cada atleta fez duas tentativas no percurso usando cada uma das bikes. Os ciclistas foram intruidos a manterem-se sem ultrapassar os 80% de sua frequência cardíaca máx. O atleta 1 tinha 32 anos e 80% de sua FCmax correspondia a 150bpm, o atleta 2 tinha 18 anos e os 80% de sua Fcmax correspondia a 162bpm. Acompanhe os resultados no quadro abaixo.

Atleta Bicicleta BPM Tempo
Atleta 1 Scale 150 18’37”
Scale 148 17’19”
Spark 149 18’24”
Spark 150 17’14”
Atleta 2 Scale 161 16’49”
Scale 162 16’21”
Spark 161 16’30”
Spark 162 15’55”
Apesar de mais pesadas as full-suspensions parecem ser mais rápidas

Apesar de mais pesadas as full-suspensions parecem ser mais rápidas

Surpreendentemente os atletas conseguiram um desempenho melhor nas bicicletas de full-suspension apesar delas serem mais pesadas e o percurso ser predominantemente de subida.

Como isso se explica?

No ano passado tive a experiência de durante todo o ano pedalar com uma Sundown FS1 de Scandium e pude constatar algumas coisas:

  • Subindo sentado o curso da suspensão traseira parece manter a roda sempre “colada” no chão, o que resulta numa melhor tração. O que pode explicar os resultados do teste realizado.
  • Você consegue descer mais rápido numa full suspension. A suspensão traseira parece corrigir melhor suas barbeiragens seus erros de pilotagem.
  • Nas curvas a full suspension parece dar mais segurança, pois de novo o curso traseiro facilita a aderencia da roda traseira com o solo
  • Em pedaladas longas a full-suspension é bem mais confortável.

Faça sua escolha e bons treinos!

Indicato por Heleno Marques e extraído do http://espiritooutdoor.com/

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Comentários

15 Comentários para Qual bike tem o melhor desempenho na subida? Rígida ou full-suspension?

  1. Mauro disse:

    Pois é. Quando fui comprar a minha mtb me orientaram para não comprar full que atrapalhava o pedalar nas subidas pois, o movimento de abaixar e levantar conforme pedalamos, tirava potência da pedalada. Comprei uma hard. Agora quando for trocar a bike vou pensar duas vezes.

  2. Bruno Fernandes disse:

    Mauro, deve ser observado que no tese foram usadas bikes top de linha.
    Este artigo gerou muita polêmica nas oficinas aqui em Patos de Minas. 9 entre 10 pessoas que você conversar, vão dizer que as rígidas sobem mais. A cada dia a tecnologia das full é aprimorada, aumentando assim o rendimento na subida.
    Você mora em Patos?

  3. Ellen disse:

    Oi.Há um mês,comprei uma full.Comparada as top de linha,ela é bem simples,SK aro 26,Caloi.Estou muito satisfeita.Pedalo longas distâncias,trilhas leves a moderadas,asfalto,pisos irregulares.Ela aguenta bem o tranco.Parece ser mais pesada que uma rígida,ma com o tempo,dá pra se acostumar.Fiz uma ótima aquisição,muito boa a bike.

  4. JEAN PAULO disse:

    SE FOR UMA EPIC S-WORKS NÃO TEM PROBLEMA C SUBIDA

  5. Guilherme disse:

    Algumas coisas devem ser consideradas neste artigo. O teste foi feito por apenas 2 atletas, cada uma com apenas duas tentativas, ou seja é um grupo muito pequeno para ser analisado. é fato que alguns quilos a mais para atletas profissionais, em treinos com freqüência cardíaca controlada, faz bem menos diferença do que para atletas amadores de fim de semana como eu, onde qualquer quilinho faz uma diferença enorme na hora de subir os 6kms hehe.
    Mas concordo em uma coisa as bikes full top de linha estão cada vez mais eficientes e “inteligentes” para não desperdiçar as energias do atleta, pena que o preço seja tão salgado.

    Obs.: queria ver esses atletas subindo com aquela bike da sundonw, a “brisk” que pesava uma tonelada e era vendida até em supermercado…

  6. Odair disse:

    Caro colega, e o que voce diz a respeito da sua Subdown FS1 de Scandium durante 1 ano de pedal, e qual o resultado vc poderia nos dizer se no caminho vc terá que percorrer um bom trecho de aslfato com boas subidas?

    Grande abraço,

  7. Diogo disse:

    Aí galera, parace que perco um pouco de controle durante a pedalada da minha full. Dá a sensação que a parte da frente vai para um lado e a traseira para outro!!! Isso é normal?????
    Um abraço a todos!!

    P.s. Se alguém puder mandar resposta pro meu email, ficarei muuuito agradecido, pois quase não acesso o site!! ;-) Valeu!!!!

  8. paulo mtb disse:

    JÁ PEDALEI MUITO TEMPO EM HARD COM ( SCOTT, TREK, E ATÉ UMA BIANCHI). MAS AGORA USO UMA FULL ( SPARK 10) NUNCA MAIS VOLTO P UMA HARD

  9. paulo mtb disse:

    NÃO SINTO MUITA DIFERENÇA NAS SUBIDAS, ATÉ PQ É SÓ TRAVAR AS DUAS SUSPAS. E PARA MELHORARA A PERFORMANCE NAS LADEIRAS EU TENHO FEITO MUITO AGACHAMENTO E LEG E EXTENSORA. NAS DECIDAS NÃO VEJO UMA HARD SER MELHOR QUE UMA FULL E NAS SUBIDAS ELAS SE EQUIPARAM. SEM CONTAR COM O CONFORTO TE PERMITINDO LONGAS PEDALADAS SEM EXAUSTÃO

  10. JOÃO disse:

    Galera,tô saindo de uma Sundow Brisk, muito pesada, desejo adquirir uma caloi SK ou uma Caloi elite 2.1. Faço apenas passeios díarios e de fim de semana, sempre em estradas de terra. Achei a 2,1 mais bonita e aé mais leve, mas estou ahbituado com conforto de uma full. o q voc~es me sugerem. juniorpernambucano@bol.com.br

  11. Pablo Nieto disse:

    Se voce sempre teve um fusca voce vai achar que o carro é bom, mas agora ande de mercedes “bike full” por um bom tempo que voce não vai mais querer uma bike convencional.

  12. Eder Coelho disse:

    Bom dia;
    Acabo de adquirir uma Scott Scale 910, coloquei mesa, guidão e rodas da cranck brother cobalt 3, pedal clipe crack egg beater candy 3, canote e selim fizik, kit shimano XT… Tenho 1,95m, peso 95kg… A bike é uma 29er XL… Uso para Cicloturismo, o revendedor da Scott de minha cidade disse que para o minha atividade fim seria ideal uma Full, pois é mais confortável. Não participo de competições (não curto), pedalo em torno de 45km por dia, antes do trabalho, e gosto de explorar minha região e de vez em quando uma viagenzinha longa… A dúvida é: Migro para uma Spark 900 (trocar meu quadro), ou fico com a Scale 910… Desde já muito obrigado….

  13. joão disse:

    Alguem pode me dizer se a caloi city tour é boa para subidas em asfalto? Ou indicam outro modelo de mesmo valor?

  14. Bruno, o MTB tecnico há muito determinou que o melhor para a subida é desligar a ação do amortecedor no garfo, deixando a bike mais rígida e se for full suspension, isso se torna difícil na suspensão traseira, fora o peso que é aumentado com esse tipo de mecanismo.

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