Os prós e os contras das bicicletas aro 29

O Mountain Bike (MTB), também conhecido como BTT por nossos amigos Portugueses é a modalidade de ciclismo mais praticada no mundo e por consequência são as bicicletas mais vendidas no mundo.

As bicicletas de MTB surgiram no final da década de 1950 na Califórnia, quando um grupo de surfistas procurou atividades para os dias sem ondas. As primeiras pessoas a modificarem uma bicicleta para melhorar seu desempenho na terra foram James Finley Scott, Tom Ritchey e Gary Fisher. Este último considerado por muitos o verdadeiro inventor do MTB. Na época as MTBs nada mais eram do que bicicletas de passeio com pneus balão e guidão reto.

A Superfly é a MTB (BTT) mais leve de toda a linha Gary Fisher.

A Superfly é a MTB (BTT) mais leve de toda a linha Gary Fisher.

As MTBs evoluiram muito com o passar dos anos, hoje possuem quadros reforçados de alumínio ou fibra de carbono, pneus mais grossos com cravos que possibilitam uma melhor tração em diversos tipos de terreno; freios a disco hidráulicos, suspensão traseira e/ou dianteira, pedais de encaixe, pneus tubeless e um número muito maior de marchas.

De lá pra cá o único componente que, até recentemente, não havia sofrido nenhuma modificação foi o diâmetro das rodas que normalmente tem 26”. Na última decada começaram a surgir bicicletas que usam rodas com o diâmetro de 29”. Segundo Gary Fisher, as rodas 26” só foram adotadas no MTB por pura coincidência pois na época do surgimento das MTBs as rodas 26” eram as mais comuns no mercado.

Muito se debate a respeito dos prós e os contras desse tipo de bicicleta, mas os puristas do MTB têm que admitir as 29ers, como são chamadas essas bicicletas com rodas maiores tem se tornado cada vez mais comuns a ponto de algumas equipes de MTB adotarem exclusivamente esse tipo de bicicleta e mais as 29ers começam a ser presença cada vez mais comuns nos pódiuns das Etapas do Circuito Mundial de MTB.

Segundo Conrad Stoltz, em e-mail recente ao Espírito Outdoor, “Pretendo usar mais minha 29er nessa temporada. Sinto que em percursos tecnicamente difíceis a maior superfície de ocntato com o chão da mais tração. Com iso você não tem que brecar tanto nas curvas e consegue manter o momentum. É quase como ter uma suspensão extra e com isso você não se cansa tanto….Em qualquer situação acima de 5km/h as 29ers são mais rápidas”.

Vantagens das 29er:

  • Menor ângulo de ataque: com um diâmetro maior as rodas dissipam melhor as oscilações verticais dos buracos e obstáculos. Andar em uma aro 29 é quase ter uma suspensão extra.
  • Maior superfície de contato com o chão o que melhora a aderência nas curvas, tração nas subidas e nas frenagens. Em superfícies “soltas” (loose surface) rodas maiores são uma real vantagem.
  • Rodas maiores mantém o momentum mais fácil: Quanto maior a velocidade mais fácil fica de manter o momentum.
  • As 29er são mais confortáveis e com isso cansam menos os ciclistas.
As rodas maiores são uma real vantagem na transposição de obstáculos.

As rodas maiores são uma real vantagem na transposição de obstáculos.

Desvantagens das 29ers:

  • Rodas maiores sempre serão mais pesadas.
  • Rodar maiores demoram mais para acelerar.
  • A distância entre eixo pode ser maior numa bike 29” do que em uma bike 26” o que faz com que a bike seja um pouco mais lenta em situações extremamente travadas.
  • Ainda não existem muitas opções de suspensões e pneus para as 29ers.

Leia mais: http://espiritooutdoor.com/?p=515#ixzz19JLQpPZl

Compartilhe

Comentários

11 Comentários para Os prós e os contras das bicicletas aro 29

  1. Ygor disse:

    Quanto cusa uma bike dessa mais ou menos?
    e tem quadro maior?

  2. Beto Coração disse:

    Eu tenho uma Specialized 29 e até agora não ví nenhuma desvantagem e pneu pra ela é o que não falta, uso os pneus Kenda Small Block kevlar serie Tomack, perfeitos, quebrei um raio e coloquei um de 700, deu certo, pois é o mesmo tamanho… Até agora só alegria!!!!!

  3. Bruno Anderle disse:

    Tenho uma KHS 250 aro 26, o que preciso para colocar um aro 29

    • João Paulo disse:

      Vender e comprar outra. Uma vez que a geometria do quadro é diferente também e não somente as rodas.

  4. Paulo Teixeira de Queiroz disse:

    Pra mim tanto faz ou aro 26 ou 29, meu sonho de consumo é uma nave dessa. ACIMA eu acho que tô apaixonado.

  5. Bike aro 29 é tudo de bom, tenho 1;80mts depois de pedalar 30 anos e diversas bike 26 resolvi ,montar uma 29 estou adorando, só fiquem atemto em tirar o maximo de peso que puder da bike.

  6. Stephany Brandão disse:

    Ando com amigos no fim de semana rodandos as cidades da Região dos Lagos do RJ e não entendo muito de bikes… Qual seria a melhor bike para andar longas distancias ?

  7. josmar disse:

    As 26 serão sempre mais ágeis. O

  8. OLA PESSOAL .PRATICO MTB 3 VEZES POR SEMANA TROQUEI MINHA 26 POR UMA 29 COMPLETAMENTE DIFERENTE MUITO MELHOR EM TUDO MUITO 10 .NAO VOLTO MAIS PARA A 26.FACE GRUPO ESTAÇAO DO PEDAL

  9. Cláudio disse:

    Olá boa tarde, caros amigos eu nunca andei de bicicleta em longas pedaladas nem tão pouco fiz trilhas. Meu aniversário de 50 anos está chegando e jah resolvi me presentear. Moro na fronteira com o Paraguai e semana passada teve uma promoção chamada "Black Fryday" imitação americana. Ao entrar no Shopping China foi paixão a primeira vista, nunca vi uma bicicleta tão linda, a pintura parece porcelana (branca) com detalhes azuis. Bianchi aro 29 toda shimano com freio hidráulico. O preço: 540 dolares paraguaios. Se eu não comprasse estaria arrependido com certeza. Convertendo saiu por 1.300,00 reais, talvez nunca mais fosse ver esse preço. Ainda não andei porque não entendo chongas dela, chamei um amigo que tem uma GT pra me ajudar, ele regulou o freio e colocou a roda da frente, ajustou a altura e acho que amanhã dou minha primeira pedalada em MTB. Como não previa a compra não tinha suporte de carro pra transporta-la, duro foi colocar na mala do carro, tive que tirar roda e selim. Tô igual pinto no lixo!!!! kkkkk Grande abraço!!!

  10. Paulo Roberto Segato disse:

    Parabéns jovem que sua bike seja sua amiga e ti traga muitas alegrias Deus abençoe vc é seus pedal🚴💨 paz🙏.

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *