Entrevista: Lukas Kaufmann, atleta da equipe Focus/OCE Racing Team

Atleta suíço da elite masculina é uma das grandes promessas para destaque nas próximas competições aqui no Brasil.

Lukas Kauffman disputando uma prova de Sprint Eliminator

Lukas Kaufmann disputando uma prova de Sprint Eliminator

Tivemos a honra de conversar com esse ciclista determinado e apaixonado pelo Brasil. Lukas Kaufmann, esse é o cara que deixou seu país e veio com tudo representar a equipe Focus/OCE Team e fazer a diferença pelos cantos brasileiros.

Antes de representar uma equipe brasileira em 2013, o atleta era de uma equipe Internacional , a alemã Fuji- Rockets. Por essa equipe, já tinha vindo ao Brasil em 2010 competir o Brasil Ride na Bahia, e nessa competição gostou até que então retornou em 2011 e 2012.

“Gostei muito do Brasil por ter um toque diferenciado da minha terra. As pessoas, a comida, os ciclistas, tudo é diferente e muito agradável. Logo após o Brasil Ride em 2011, resolvi fazer um passeio para descansar no Rio de Janeiro, e então decidi mudar de vez para esse país em Setembro de 2012. Vir para o Brasil mudou muito minha vida, estou muito feliz. Conheci minha namorada e moro atualmente em Belo Horizonte, e desde quando cheguei vi que aqui irei construir nossa família se Deus quiser.”

Lukas Kaufmann vem de uma família onde todos gostam de conviver com a magrela. Com apenas 7 anos de idade, foi pedalar em uma trilha incentivado por seu pai. Ai então o gosto se concretizou e hoje é esse atleta talentoso e promissor.

NOISPEDALA : Lukas, quais as modalidades do ciclismo que mais te atraem?
Lukas: XC e Sprint Eliminator. Agora estou começando a fazer mais maratonas também.

Qual a diferença para você representar uma equipe Brasileira invés de uma Equipe Internacional?
Na Equipe Internacional eu estava mais focados nas provas internacionais, como a Copa do Mundo e as provas na Europa. Já quando mudei para o Brasil e consegui uma equipe nova fiquei muito feliz, pois agora irei aprender com um país totalmente diferente, onde tudo é novo, as provas e lugares diferentes. Na verdade cansei de lá e estou muito ansioso aqui no Brasil. A galera da bike é top.

Qual o maior objetivo de carreira?
Estou fazendo um bom trabalho com o Hugo Prado Neto da OCE, já consegui melhorar bastante e conseguir bons resultados. No futuro quero manter esse trabalho e fazer sucesso nas corridas principais, como a Copa Internacional ou Brasil Ride. Quem sabe talvez em uma prova grande fora do País. O que é muito importante para mim é gostar do que faz, e isso já faz sucesso.

Qual o seu ponto de vista em relação ao ciclismo aqui no Brasil em relação as provas Internacionais?
O esporte está crescendo muito no País, já notei que o nível esta bem mais alto que no ano passado e os melhores atletas do Brasil estão entre os tops do Mundo, como o Avancini que já mostrou isso com a vitória na Corrida Internacional na Alemanha.

Agora tem vários atletas com o nível forte e isso vai aumentar ainda mais o nível do ciclismo aqui, mas agora tem que fazer experiência nas provas internacionais.

Você em 2012 competiu a etapa da CIMTB em Divinópolis pela equipe da Alemanha?
Sim, foi a minha primeira prova da CIMTB. Antes de vir para essa etapa eu participei da Copa do Mundo, fiz todas as provas na Europa. Já estava morando no Brasil, mas não definitivo.

Em relação a sua participação na CIMTB esse ano, como você caracteriza?
Em Araxá foi minha primeira corrida em 2013, assim foi muito difícil fazer uma prova boa. O ritmo foi muito forte e não consegui andar com os melhores. Em São João Del Rei tinha um dia ótimo e depois de várias provas ainda fiquei forte, terminei a prova em 3º lugar e não tinha pensado que iria conseguir isso. O nível no Top 10 é alto, assim é muito interessante, e também não foi sempre o mesmo vencedor. A CIMTB é top demais. O percurso é técnico, moderno, ideal para assistir e até porque os gringos participam.

O suíço Lukas Kaufmann

O suíço Lukas Kaufmann

No Sprint Eliminator você sempre vem se destacando muito e sendo considerado promissor. Mas na etapa de Divinópolis você sofreu uma queda e muitos consideram que isso te desanimou para a prova. O que realmente você diz sobre o ocorrido?
Eu não desanimei, mas machuquei muito e não me senti bem. E também tava um pouco gripado mas tentei fazer o melhor. Na prova não fui mal, consegui ficar entre os top 8, mas sofrendo muito de dor. Na última volta eu furei o pneu no meio do mato. Mas no sprint eliminator, sempre pode acontecer uma coisa, porque é no limite mesmo, percurso foi rápido e com areia no asfalto, o que é muito perigoso.

E o que você espera para a etapa de Congonhas ?
Em congonhas vai ser tudo um pouco diferente. O sprint vai ser na subida, nunca fiz uma prova assim, será uma experiência para minha carreira e por ser a noite será um espetáculo e a prova principal será uma maratona. Já mudei meu treino pra esse tipo de prova ,estou pronto e vou para Congonhas com tranquilidade. Eu espero que tenha umas trilhas. O percurso parece ser bem duro, vai ser muito interessante na Elite e vou tentar fazer uma prova constante e inteligente.

Qual a prova mais importante da sua carreira?
Foi o Campeonato Europeu em 2009, que fiquei em 3º Lugar na Sub 23.

Já que você se apegou ao Brasil participando do Brasil Ride, creio que irá competir esse ano novamente. Correto?
Sim, esse ano irei com meu parceiro Hugo Prado Neto, e com uma preparação muito melhor.

Há algum objetivo que tenha planejado na sua vida que queira ainda conquistar?
Desejo construir uma família em que meus filhos possam praticar também o ciclismo e poder conhecer vários lugares do Brasil e do Mundo carregando sempre o ciclismo como incentivo. Seria ótimo se meus filhos gostassem de pedalar, porque o mais importante que fariam o pai mais feliz por vê-los felizes.

Lukas Kaufmann, nós da Equipe Noispedala adoramos conhecer um pouco mais sobre seu mundo e seus objetivos. Desejamos tudo de bom para você, e principalmente para que a sua nova vida aqui no Brasil possa ser recheada de grandes concretizações e com muita alegria.

Obrigado pela disponibilidade, e atenção com nossa equipe.

Por Giovanna Soares

Compartilhe

Comentários

Um comentário para Entrevista: Lukas Kaufmann, atleta da equipe Focus/OCE Racing Team

  1. gostei da entrevista do gringo ele é muito maneiro,parabens a ele ,que tenha muita sorte aqui no brasil para ele e sua futura familia .qualquer dia desse venha conhecer sao lourewnço ,a cidade das aguas minerais vcs irao gosta e muito um forte abraço ate qualquer dia dia ,pelas nossas trilhas mineiras abrs e vlwsss.

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *