Diário de Bordo: Noispedala na Serra do Cipó, setembro de 2010

Por Bruno Fernandes, Cardeal Mota, Serra do Cipó, de 03/09/10 a 07/09/10

Foi um fim de semana prolongado (ou alongado) daqueles que faz a vida valer a pena. Uma turma muito animada, unida e com um objetivo em comum. Curtir a natureza. Pedal pesado que é o comum, não foi muito, mas, não teve um dia que não chegássemos de volta para casa exaustos. Mas é claro, de alma lavada.

Vamos narrar o que aconteceu dia a dia.

Casa em que passamos o feriadão

Sexta-feira, 03/09/10

Por volta das 13 horas, saíram da Power Bike o Herlley, Tatiane e Walner. Em BH eles encontraram com o Gustavo fechando assim a primeira parte da turma. Às 16h30 horas saíram mais dois carros de Patos de Minas. Um com o Luiz DF cunhado do Maquinhos, o Marquinhos, Bruno Fernandes e Euler Caixeiro Viajante. No outro estavam o Sérgio Zago, a Elenice e nossos mantimentos para passarmos o feriadão. Na saída, na entrada do Bairro Planalto quase que finda nossa viagem devido à um problema no trânsito. Passado o susto seguimos viagem, até jantarmos em Paraopeba, onde o Marquinhos relembrou um restaurante que almoçava há 10.000 anos atrás.

Foi lá que decidimos arriscar em um atalho que o Sérgio já havia errado uma vez. Entramos para Sete Lagoas, logo depois Baldim. Após uma volta nesta cidade, o Sérgio mesmo com GPS fala: “Estou perdido, onde é a saída?”. A sorte é que o GPS da cabeça do Euler estava ligado.

Chegamos a Cardeal Mota por volta das 23 horas, onde fomos diretamente para a casa, onde descemos as bikes, malas e mantimentos e depois da primeira resenha, fomos dormir. Finda aí o primeiro dia.

Panorâmica do primeiro dia de pedal. Rumo ao Travessão

Sábado, 04/09/10

Foi o primeiro dia de pedal. Depois de o Walner nos amedrontar com a subida do deslocamento, decidimos transportar as bikes nas caminhonetas. Paramos em uma pousada, onde descemos as bikes e começamos o pedal. Várias subidas e descidas técnicas, riachos, trilhas de perder o fôlego e pedra. Muita pedra mesmo. Em muitos momentos o único artifício era carregar a bike. Nem empurrar era possível.

Não era nada fácil, muitas pedras no caminho

Após encontrarmos com várias pessoas que estavam cruzando o Parque da Serra do Cipó, chegamos ao nosso destino. O Vale do Travessão. Uma vista de perder o fôlego. E haja sapatilha para andar sobre as pedras. Esperto mesmo foi o Sérgio Zago que foi de bota e pedal plataforma.

A volta que prometia ser difícil visto o cansaço que tomava conta da turma foi uma verdadeira maratona. Pelo visto o ofurô em que ficamos por alguns minutos repôs a energia perdida e a galera tocou o terror! O resultado foi um tombo atrás do outro e ninguém se importava.

Ao chegarmos à rodovia, a briga foi por quem iria levar a caminhoneta, todo mundo queria voltar pedalando. E após descidas de 72km/h, fomos brindados com um belo visual unido a um por do sol sem igual.

Já eram 18h40 quando chegamos a casa, onde fomos brindados com um super jantar preparado pela Elenice.

O Travessão

Logo após a galera tomar aquele banho, veio o churrascão de primeira qualidade, uma conversa bem alongada e foi quando notamos a presença do Gabrieeeeeeeel, nosso vizinho ilustre. Fomos dormir madrugada afora, visto a adrenalina que tomava conta da turma.

Domingo, 05/09/10

Uma pausa para a foto oficial. Atenção para a barreira construída que imaginamos ser por escravos

No domingo o destino eram duas cachoeiras, dentro de uma área controlada pelo IBAMA. A turma foi reforçada pela Elenice, que mesmo o percurso sendo muito técnico como o primeiro dia, ela pedalou pra valer.

Após riachos sem tatuzinhos, paredões, paredes construídas manualmente, areia e muitas trilhas, chegamos à Cachoeira Andorinha. Uma cachoeira muito bonita, com uma queda muito alta e bem desafiante. A galera tocou o terror saltando e escalando. Destaque para o Herlley, Sérgio e Luiz DF. O Euler e o Bruno também não ficaram pra trás e também escalaram. Enquanto isso o Marquinhos só na sombra. Nem água fresca ele quis.

Depois de esbaldarmos na primeira cachoeira, fomos para a segunda, bem próxima. A Cachoeira do Gavião. Lá o Marquinhos acordou e foi escalar com o Gustavo e  com o Walner.

O retorno para casa foi bem bacana. Haviam várias pessoas em grupo fazendo trekking, e cada encontro rolava um papo legal, com várias histórias.

Parte alta da Cachoeira Andorinha

Encontramos até pessoas que têm casas dentro do parque. E a galera tocou o terror nas descidas e subidas extremamente técnicas.

Imagino o que passava pela cabeça do pessoal que tava assistindo aquele “show de terror”.

Chegamos novamente juntos com o por do sol e fomos brindados com um belo tropeirão.

Minutos depois chegaram Walner, Marcos e Gustavo contando as histórias do alto da Cachoeira do Gavião.

Depois disso foi só tomar o banho, relaxar as pernas, comer aquele churrasco e recuperar as energias para o dia seguinte. E claro, interagirmos com o Gabrieeeeeeeeeel, que tinha uma boca suja demais.

Cachoeira Gavião

Segunda-feira, 06/09/10

Arara na sede do Parque controlado pelo IBAMA

Era uma segunda-feira de dia preto na folhinha, mas para a nossa galera era dia de férias. Era o dia mais tranqüilo de pedal, mas o trekking era nível de dificuldade altíssimo. Fomos reforçados pela presença da Tatiane e da Doutora Raquel no pedal.

Era aniversário da Raquel que nos brindou com sucos, pão de queijo e um bolo.

Fomos pedalando até a entrada do Parque também controlado pelo Ibama. Logo após a entrada, antes do início da trilha uns companheiros. Duas araras azuis chamaram a atenção da galera. Foi dado início ao pedal, menos técnico, mas com muita areia. Em alguns locais parecia deserto. Após algumas trilhinhas chegamos ao Cânion das Bandeirinhas. Tinha mais pedra que o Depósito do Astério. Aí começou o trekking sobre elas. Substituímos as sapatilhas por botas e fomos superar os obstáculos.

Show de escalagem do Professor Doutor Valner

Show de escalagem do Professor Doutor Walner

Em alguns locais só havia duas opções: escalar ou nadar. E claro, muitos saltos. Calculo mais de 2 km de pedras a serem superadas. Nem observamos que já estava anoitecendo. Já não avistávamos mais o sol quando chegamos à cachoeira do Cânion das Bandeirinhas. Descemos rapidamente sobre as pedras, pegamos as bikes e aproveitamos mais uns 20 minutos de claridade. Após passarmos um belo ribeirão, apagaram-se as luzes. Aí a galera tocou o terror novamente. Íamos guiando pelo rumo e detalhes dos trilhos brancos. Metade da galera tinha lanternas e a outra não. Fomos os últimos a sair do parque e faltava ainda o deslocamento através de estrada de terra e um pouco de asfalto.

Chegamos a casa depois das 20 horas e mais uma vez estava lá a Elenice e a Tatiane nos servindo um belo lance. Desta vez cachorro quente com Guaraná Taí.

Aí fomos preparar o terceiro e último dia de churrasco. Depois de algumas desavenças com o nosso amigo oculto Gabrieeeeeeeel, descansamos a buzina. Para a maior parte da galera foi o último dia de aventuras.

Um dos pores-do-sol que presenciamos

Terça-feira, 07/09/10

O primeiro carro a deixar as dependências da casa foi do Luiz DF, com o Marquinhos, Bruno e Euler. Saímos 05h da manhã. Mais tarde saíram o restante do pessoal, exceto Walner, Gustavo e Raquel que acredito que tenham ido para mais uma jornada de aventuras.

É isso aí galera. Certamente esqueci alguns detalhes, então peço que complementem aí. Não foi desta vez que encontramos com a galera de Curvelo. Parabéns a todos pelo companheirismo e superação, pois não foi nada fácil. Um abraço ao amigo Gabrieeeeeeel e sua mãe. E vamos fazendo economias para pagarmos os terrenos comprados, que na minha conta foi mais de 30 investimentos.

Para fechar, registro aqui para a eternidade, o nome dos companheiros aventureiros: Bruno Fernandes, Luiz DF, Marquinhos Caixeiro, Euler Caixeiro, Doutor Walner, Doutora Raquel, Herlley Power bike, Tatiane do Herlley, Sérgio Zago, Elenice Zago e Gustavo Primo do Walner.

Confira todas as fotos desta aventura

[album id=3 template=extend]

Compartilhe

Comentários

12 Comentários para Diário de Bordo: Noispedala na Serra do Cipó, setembro de 2010

1. will disse:

E AI GALERA DO NOIS PEDALA. ESTIVEMOS PRÓXIMOS ESTE FIM DE SEMANA. VOCÊS EM CARDEAL MOTA
    E NOS DO OUTRO LADO DA SERRA EM LAPINHA DA SERRA. FINO DEMAIS O PASSEIO DE VOCÊS E FOTOS INCRÍVEIS. PARABÉNS NÓS AQUI DO AMANTES VAMOS POSTAR A MATÉRIA COM AS FOTOS SO NA SEGUNDA BRUNO EU FIQUEI ATOLADO COM ACUMULO DE TRABALHO E SO VOU PODER EDITAR NO SABADO DEPOIS DO PEDAL. ESPERO QUE GOSTEM TAMBÉM DA NOSSA EXPEDIÇÃO A SERRA DO CIPÓ. ABRAÇO AMIGOS

• Bruno Fernandes disse:

E aí Will, imagino como foi a expedição de vocês. Com certeza rolou muito mais pedal, mas a nossa foi só aventura, e de primeira qualidade. Foi um fim de semana inesquecível para mim.
      Esse fim de semana teremos Enduro de Regularidade aqui. Está na hora de vocês pagarem a visite, pois já tá chegando a nova edição do pedal pela Trilha da Maria Fumaça.
      Estamos aguardando o diário de bordo de vocês.
      PS. A filmagem que você fez da trilha da maria fumaça foi editada?

2. Raquel disse:

Bruno, seu diário (no que eu participei) ficou ótimo! Mesmo pra mim que participei só de um dia de aventura foi inesquecível, um dos melhores aniversários que eu já passei! Devo isso à turma do Noispedala!
    Só tenho uma observação a fazer: a foto com a legenda Cachoeira Andorinha, na verdade, é a Cachoeira do Gavião, não é? O Walner pode te confirmar depois.
    No mais, só fico esperando a próxima viagem!

• Bruno Fernandes disse:

É isso ai Doutora. Alterei a legenda da foto, creio que agora está certo. Feliz aniversário mais uma vez! Rs.. E quando será a próxima aventura?

3. Marcos Carvalho disse:

Hé, realmente foi um passeio prá ficar guardado na memoria!. Primeiro queria agradecer a Deus que premitiu e nos deu de presente essa maravilha,em segundo lugar a nossa amiga Elenice, que sempre esteve de prontidão para pedalar e tratar desses marmanjos com todo seu entusiasmo. E aos amigos de pedal, espero que muitas aventuras como esta virão e que possamos aproveita-las ao máximo e com todo esse espirito de companheirismo e de união.
    Valeu Galera!!

4. Euler disse:

Foi o melhor passeio que fiz com a galera do Noispedala.Quero agradecer a todos pela companhia, galera unida e muito estrovertida. O lugar sem comentários espetacular e o pior que acho que não conhecemos nem 10% do local. Com isso né, provavelmente………… rsrs

Valeu galera!!!!!!!!!!!!!

5. Euler disse:

Sem dúvida foi a melhor cicloviagem que fiz com a galera do Noispedala.Quero agradecer pela companhia e união de todos.
    E o pior que acho que não conhecemos nem 10% da Serra do Cipó, isso quer dizer né……………..rsrsrs.

Valeu galera!!!!!!!!!!!!

6. Walner disse:

Pois é pessoal,
    Estou depressivo até hj de ter largado aquele paraíso com boas companhias pela rotina de trabalho. Mas valeu cada minuto.
    Além dos lugares sensacionais, que acho que todos curtiram, a galera tava muito animada e todos com o mesmo pensamento.
    Mal posso esperar pela próxima viagem.
    Valeu!

7. will disse:

ACHO QUE O NOISPEDALA TA ARMANDO UM PEDREIRA PARA QUANDO O AMANTES APARECER EM PATOS…BRUNO EU QUERO CHEGAR AI E ENCONTRAR NADA MAIS QUE UMA SUBIDINHA DE LEVE. AGORA MUITAS MAIS MUITAS HISTORIAS BOAS PRA CONTAR E PAISAGENS BELAS.
    UM ABRAÇO AO NOSIPEDALA ATÉ LÁ

8. Bruno Ribas disse:

Xará? Depois do sufoco da viajem de Curvelo até a Serra do Cipó pode vir trilha do boi, da vaca ou do cavalo que nada se compara as subidas desta viajem!!! Abraço!!!

9. Fala companheiro!

Vi seu comentário no Trekking Brasil!
    A Serra do Cipó é bem legal mesmo!
    Li seu diário de bordo e vocês também aproveitaram bastante.

O Canyon das Bandeirinhas é um pouco longe mas vale muito a pena.

Acompanhe meus posts: http://aventuraseexpedicoes.blogspot.com

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *