Copa Internacional de MTB 2012 vem aí, com muitas novidades. Confira algumas delas

Conseguimos descobrir algumas novidades para a etapa de 2012 da Copa Internacional de Mountain bike. Algumas delas foram discutidas em redes sociais, mostrando a preocupação que a organização tem em atender todas expectativas e necessidades dos ciclistas que participam. Confira:

Mudanças na logomarca

Logo CIMTB 2012

Logo CIMTB 2012

Os atletas participantes tiveram a oportunidade de opinar. E foram eles quem decidiram. Rogério Bernardes lançou versões de logo através do Facebook. Foram muitas opiniões e a escolhida foi uma modernização bem bacana e clean, da versão anterior.

Depois disso que entrou o palpite do Noispedala e as letras MTB foram adicionadas. A partir de agora é CIMTB. Confira como ficou.

Quatro largadas

Outro assunto que contou com muita interação através do Facebook, foi um novo formato de horários de largadas que contou com a colaboração do experiente Odair Pereira. Agradou a todos: as etapas de XCO terão quatro largadas. Diversos atletas deixaram suas opiniões na rede social. Também considero ideal este novo formato pois a pista estará mais livre, proporcionará mais segurança a todos e disputas mais emocionantes. A programação de domingo para as três primeiras etapas (Araxá, São Lourenço e Divinópolis) será a seguinte:

  • Quatro largadas. pista mais livre, segurança e disputas mais emocionantes

    Quatro largadas. pista mais livre, segurança e disputas mais emocionantes

    08h00 – 1a largada – Copa Centauro de Amadores

  • 10h00 – 2a largada – CIMTB (Júnior, Sub30, Sub35, Sub40) + Mirim
  • 11h00 – Premiação categorias 1a largada Copa Centauro de Amadores
  • 12h00 – 3a largada – CIMTB (Sub15, Sub17, Sub45, Sub50, Sub55, Sub60, Over60, PNE e Militar da Copa Centauro de Amadores)
  • 13h00 – Premiação categorias 2a largada CIMTB + Concurso Soul Redação e Desenho
  • 14h00 – 4a largada – CIMTB (SUPER ELITE e Elite Feminina)
  • 14h30 – Premiação categorias 3a largada CIMTB
  • 16h15 – Premiação categorias 4a largada CIMTB

Tenda do Atleta Centauro

Uma das grandes novidades para a tempoarada de 2012, será a ampliação da Tenda do Atleta Centauro. Terão acesso somente os participantes com sua bike, munida de placa de identificação. Os serviços serão oferecidos antes da prova. Depois da prova o atleta não terá atendimento. É importante dizer que os serviços não são uma revisão geral e sim um atendimento rápido com correções necessárias para a prova.

Shimano Neutral Service fará parte da Tenda do Atleta Centauro

Shimano Neutral Service fará parte da Tenda do Atleta Centauro

Adentrando o atleta contará com:

  • Shimano Neutral Service (Atendimento nas bikes);
  • Atendimento nas suspensão e freios a disco;
  • Lava bike com lubrificação Muc-off;
  • Massoterapeutas especializados cedidos pelo SENAC MG;
  • Bombas de ar Airrace;
  • Bike fit express;
  • Repositores DynamicLab (CarboGel);
  • 20 rolos para aquecimento Intac;
  • E muito mais. Confira.

Sprint Eliminator

Presente no calendário internacional da UCI e contando pontos para a CIMTB 2012, atletas inscritos nas categorias Elite Masculina, Sub 23, Júnior e Elite Feminina, a partir das 08h do sábado, participarão de treino oficial para definir os 32 menores tempos, estilo Fórmula 1. Cada atleta terá direito a uma volta rápida para marcar o seu tempo oficial junto com outros 3 atletas.

A largada será dada em um dos locais mais belos do Complexo do Barreiro, a Ilha dos Amores que fica localizada próxima à Fonte Dona Beija

A largada será dada em um dos locais mais belos do Complexo do Barreiro, a Ilha dos Amores

Em seguida, sem intervalo, acontecerão as baterias eliminatórias. Cada bateria contará com 4 atletas, onde dois são classificados e dois desclassificados.

Depois das baterias classificatórias serão disputadas a “pequena final” (disputa do 5 ao 8 lugar) e a “grande final” (disputa do 1 ao 4 lugar) das categorias masculina e feminina. As finais acontecerão a partir das 11h55 (início em função da transmissão ao vivo da TV Integração).

Aumentando ainda mais o “charme” desta prova, o local onde ela é disputada foi alterado. A largada será dada em um dos locais mais belos do Complexo do Barreiro, a Ilha dos Amores que fica localizada próxima à Fonte Dona Beija, que de acordo com uma lenda, a água miraculosa concedia juventude, saúde e beleza a Dona Beija e onde ela banhava-se todos os dias.

Novidades na estrutura

Secretaria será montada próxima ao Termas

Secretaria será montada próxima ao Termas

A secretaria ficará entre o Termas e o hotel. Terá uma tenda destinada a ela. A largada será em frente às Termas. O SESC realizará a tradicional Rua de Lazer para crianças. Somente a feira continuará no mesmo lugar. A montagem no Tauá Grande Hotel ficará mais espalhada para dar mais conforto e segurança ao publico e atletas. Para quem não recorda bem como é a estrutura do Tauá Grande Hotel, clique aqui e confira.

Novas categorias

A Copa Centauro de Amadores ganhou a categoria Militar criada exclusivamente para os militares. Na CIMTB a novidade fica por conta da Over60 e Sub60 que atendeu a um pedido dos atletas. Outra mudança é o término da categoria Sub13 pela Federação Mineira de Ciclismo uma vez que a CBC passou a categoria Sub15 atendendo atletas entre 12 e 14 anos. Desta forma os atletas de até 11 anos que quiserem participar correrão na categoria Mirim.

Novo regulamento

O regulamento 2012 que dará todas as informações sobre a competição estará liberado dentro de alguns dias e é importante que todos leiam. Além de estar no site oficial colocaremos aqui para todos conferirem.

Inscrições para Araxá

As inscrições estarão abertas até o dia 15 de fevereiro. Na confirmação da inscrição feita na secretaria do evento os atletas devem levar 2 kg de alimento. Este ano os alimentos serão recolhidos pelo Sesc que tem um projeto de assistência às entidades carentes que se chama Mesa Farta.

Atrações paralelas

Além da CIMTB no domingo, Sprint Eliminator no sábado a CIMTB terá outras atrações. O Concurso Soul de Redação e Desenho realizado nas escolas de Araxá premiará os dois melhores alunos e seus professores com bikes Soul. No sábado às 14h00 acontecerá o Passeio Ciclístico Sense Bike saindo da cidade em direção ao Complexo do Barreiro. Uma novidade, também, será o desfile dos patrocinadores pela cidade. O objetivo é mostrar aos moradores da cidade a movimentação do evento com carros adesivados dos patrocinadores e convidar todos para estarem no evento domingo. Esta idéia foi trazida do Tour de France onde acontece um desfile de grande proporções que agita Paris no último dia de prova.

Compartilhe

Comentários

5 Comentários para Copa Internacional de MTB 2012 vem aí, com muitas novidades. Confira algumas delas

  1. O Evento vai se realizar nos dias 24 e 25 de março de 2012. Eu vou…

  2. wader disse:

    Fala serio , no mesmo final de semana do aniversario de 90 anos do meu avô !

  3. Gustavo Avellar disse:

    Quantos kilometros tem a pista?

  4. Thiago Rone (COFRIM) disse:

    Toda a galera de Vazante estará presente,
    nao perdemos nemum evento…

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *