Conheça todos os detalhes da pista da etapa de São João Del-Rei da Copa Internacional de Mountain bike

A pista de São João Del-Rei

A pista de São João Del-Rei

Sempre que uma nova cidade sedia uma etapa da Copa Internacional de MTB, surge uma dúvida dentre os ciclistas que participam da Copa. E a pista? Como será? Sobe muito? É técnica? Qual a distância de uma volta?

Em 2012 Divinópolis pela primeira vez recebeu uma etapa da CIMTB. A pista que foi construída ao redor do Parque de Exposições da cidade agradou bastante. Um fato interessante foi ouvir os mesmos elogios, do atleta olímpico Rubinho Valeriano e de competidores amadores, como o patense Sérgio Zaggo. Eles disseram: “Cara, a pista é muito divertida. Fazer força nas subidas e divertir nas descidas.”

E agora? Mais uma vez uma nova cidade recebe uma etapa. É a vez de São João Del-Rei. Como será a pista? O Noispedala com exclusividade traz todos os detalhes para você da pista que será invadida pelos atletas nos próximos dias 3, 4 e 5 de maio.

Conversamos com os dois mentores da pista de cerca de 6km, o organizador da prova Rogério Bernardes e o atleta da categoria elite, patrocinado pela Ophicina Bike Shop, Maurício Giaraola de Resende. Além de nos passarem o plano altimétrico e o traçado, eles contaram todos os detalhes.

Segundo Rogério Bernardes, a pista foi construída usando a estrutura do Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João Del-Rei, e da Fazenda Experimental da EPAMIG, passando pela Estação Meteorológica, um dos pontos mais altos da região, com uma bela vista da Serra de São João e da Serra do Lenheiro.

A largada será na pista de atletismo, e logo após a largada os atletas entram em um trecho longo de single track e uma longa subida, exigindo força e técnica até chegar à estação meteorológica. Logo após ele encontrará uma descida técnica e divertida, em trecho de single track. Ao chegar às dependências da UFSJ o atleta encontrará diversos drops e subidas curtas. Outro detalhe é que a pista passa entre os prédios da Universidade, facilitando o acesso do público.

O atleta da categoria Elite, Maurício Giaraola complementou dizendo que a pista ficou bem diferente, rápida e divertida. Os atletas passarão por uma ponte de 30 metros e pelo bosque da lagoa, uma área bonita, fresca, com sombra e vista bacana.

Como trechos opcionais, teremos algumas escadarias que é um trecho que estará aberto para a segunda e quarta largada. Além desse trecho, antes da lagoa, será construída uma área com obstáculos com troncos de árvores, onde os atletas terão que sobrepor esses troncos. Ainda está sendo estudado mais um trecho técnico que irá arrepiar os participantes da prova.

Quem desejar fazer o reconhecimento da pista antes do sábado que antecede o evento, deverá agendar com o próprio Maurício na OPHICINA Bike Shop. Entre em contato através do telefone (32) 3371-5495.

Confira a animação e plano altimétrico. Agradecimentos ao chefe da Equipe LM Shimano, Marlen Ferreira.

Compartilhe

Comentários

Um comentário para Conheça todos os detalhes da pista da etapa de São João Del-Rei da Copa Internacional de Mountain bike

  1. Walmir Berg disse:

    A pista ficou uma beleza. Dei três voltas hoje a tarde. Ficou rápida e muito divertida e com uns trechos bem técnicos, como subidas fortes e curtas após curvas fechadas e uns drops que fazem a adrenalina ir a mil. A parte da florestinha ficou sensacional. Parabéns.

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *