Congonhas recebe última etapa da Copa Internacional de Mountain Bike com os melhores atletas da América do Sul

No próximo dia 21 de agosto, domingo, acontece em Congonhas, Minas Gerais, a terceira e última etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, único evento classificado como classe 1 na América do Sul pela União Ciclística Internacional (UCI) e da Copa Centauro de Amadores. O evento reúne os melhores atletas brasileiros e do continente para uma disputa que pode levar aos jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A edição deste ano da Copa teve duas etapas seletivas para o Panamericano do México, que será disputado em outubro: Araxá e São Lourenço. A pontuação obtida na competição serve para os rankings brasileiro e internacional da UCI podem ser contabilizados na hora da disputa por uma vaga na olimpíada.

A receptividade dos moradores de Congonhas em relação à Copa é um dos diferenciais em relação às outras etapas - Foto: Marcelo Andrê/ Y. Sports

A receptividade dos moradores de Congonhas em relação à Copa é um dos diferenciais em relação às outras etapas - Foto: Marcelo Andrê/ Y. Sports

Estarão presentes na Copa Internacional nomes como Rubens Donizete e Edvando Souza Cruz os representantes entre os homens no Pan do México e Érica Grasmiscelli, representante das mulheres no Pan. A disputa será intensa pelo título da Copa, pois quem ficou de fora do Pan já pensa na seletiva olímpica para Londres e vencer o certame será uma boa oportunidade de conseguir dar alguns passos à frente dos adversários e também ir à forra ganhando o título da competição. Este é o caso de Thiago Aroeira, Ricardo Pscheidt entre os homens e Roberta Stopa e Julyana Machado, no caso das moças, todos ainda com chance de título.

Na elite masculina Edivando Souza Cruz lidera a corrida pelo título por apenas um ponto. Com 113 pontos, enquanto o mineiro Rubens Donizete está com 112. Ricardo Pscheidt é o terceiro com 110 pontos e Thiago Aroeira fecha o grupo dos quatro melhores com 105 pontos. Entre as mulheres Érika Grasmicelli está à frente da segunda colocada também por um ponto de diferença: 126 a 125. Roberta Stopa, vencedora em São Lourenço é a segunda colocada, seguida de Julyana Machado, que está com 99 pontos.

A categoria de disputa da Copa Internacional em Congonhas é a maratona em um percurso de 54 km para atletas profissionais e amadores. O número de inscrições passou de 1200, confirmando-se mais uma vez como a maior prova de Mountain Bike do País e uma das maiores da América do Sul.

Todos contra Rubinho

A luta dos bikers em 2011 é evitar o tetracampeonato de Rubens Donizete, que levou para casa as três últimas Copas. Este ano, Rubinho está em segundo lugar na tabela, mas está firme na disputa após vencer o Campeonato Brasileiro e confirmar sua vaga para o Pan do México. A missão de evitar o quarto troféu de Rubens Donizete é de Edvando Souza Cruz, Ricardo Pscheidt e Thiago Aroeira. Já no feminino, Érica Gramiscelli terá uma batalha mais direta com Roberta Stopa, que está um ponto atrás na classificação. A campeã de 2010, Julyana Machado precisa vencer e torcer para as duas ponteiras ficarem abaixo das quatro primeiras posições.

Por Assessoria CIMTB

Compartilhe

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *