COI lança símbolos que serão usados nas Olimpíadas 2016. Conheça os do ciclismo.

Criação do pictograma que representa o ciclismo de pista.

Criação do pictograma que representa o ciclismo de pista.

O Comitê Rio 2016 apresentou nesta quinta-feira, dia 07, seus pictogramas esportivos. Desde Tóquio 1964, cada edição dos Jogos utiliza ícones gráficos, que refletem a cultura do país anfitrião, para apresentar os esportes. E, em 2016, pela primeira vez, as disciplinas Paralímpicas contarão com pictogramas próprios. Os Jogos do Rio contam com 64 pictogramas, sendo 41 Olímpicos e 23 Paralímpicos. (Confira aqui)

“Esse é um dos nossos diferenciais na história dos Jogos. Um fato inédito que vai servir de exemplo para os futuros comitês organizadores. Parabenizo a equipe de criação pela dedicação e trabalho conjunto com as diversas áreas que contribuíram para esse lançamento. ”, destacou o Presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

A palavra pictograma vem do grego e do latim. Na sua origem significa “palavra pintada”. Essa identificação original foi a fonte de inspiração dos primeiros traços: a tipografia oficial Rio 2016.

O projeto de desenvolvimento da Fonte Rio 2016, lançada em julho de 2012, foi uma das inovações, do programa de marca dos Jogos. O conceito tipográfico, desenvolvido pela Dalton Maag, foi inspirado nas letras e números do logotipo Rio 2016 e na essência dos Jogos, paixão e transformação, que une as marcas Olímpica e Paralímpica.

Baseada nas curvas do Rio, a Fonte representa elementos como o calçadão de Copacabana, que está presente nas letras ‘m’ e ‘n’ e a Pedra da Gávea, que está representada na letra ‘r’. As letras são desenhadas com um único traço contínuo, num movimento ágil e fluido que sugere o movimento dos atletas.

Pictos Olímpicos

Pictos Olímpicos

Os primeiros traços foram feitos à mão, depois da pesquisa de imagem de cada esporte. Estes traços foram reconstruídos no computador com o encaixe das curvas das letras. O corpo dos atletas e os equipamentos esportivos foram construídos a partir dos caracteres ou de parte deles, num traço contínuo, com variações de espessura para dar a ideia de profundidade. Os seixos, que são uma característica da linguagem visual do Rio 2016, fazem o suporte dos desenhos e alteram sua forma de acordo com os diferentes movimentos dos atletas.

No desenvolvimento dos pictogramas Paralímpicos, a equipe de designers do Comitê Rio 2016 procurou retratar a integração das diferentes deficiências dos atletas com o esporte de forma equilibrada, com naturalidade, por meio de próteses, vendas nos olhos e outras indicações.

A diretora de Marca do Comitê, Beth Lula, explica a importância dos pictogramas para engajar o público no evento desde cedo.

Pictos Paralímpicos

Pictos Paralímpicos

“O uso dos pictogramas daqui até 2016 servirá como plataforma de comunicação para a promoção dos esportes, ativação dos parceiros e irá marcar toda a identidade visual dos Jogos, o que inclui sua aplicação na decoração das instalações, na sinalização, nos ingressos, nos produtos licenciados, entre outros”, afirmou.

O trabalho foi executado em 16 meses, dos quais 5 foram dedicados à validação das 42 Federações Internacionais.O Comitê optou pela montagem de uma equipe interna de design para a criação dos principais elementos gráficos dos Jogos, provavelmente um dos mais complexos projetos de design do mundo. Além dos designers, um grupo de 28 profissionais esteve diretamente envolvido no desenvolvimento dos pictogramas.

Compartilhe

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *