As aventuras de Lucas Couto: Le Etape du Tour 2010 3º dia – Corrida

Preparando para largar

Preparando para largar

Pau / Pico do Tourmalet / Lourdes, França, Domingo– 18/07/10

Eram 6 horas da manhã, quando seguimos de bike para o local de largada. Sem tumulto algum, os 10.000 ciclistas eram direcionados ao seu ponto específico de largada e pontualmente partimos em direação ao pico do Tourmalet.

Larguei ao lado de um ciclista de Conselheiro Lafaiete e de mais 3 triatletas de SP. Logo que saímos da cidade, pegamos uma rodovia plana e cuidamos de encaixar em um enorme pelotão, que ia passando por uma paisagem literalmente de cinema.

No Km 54, na escalada do col de Marie-Blanquet (9,5 Km a 7,5% de inclinação), fui apresentado ao que se pode chamar de montanha e percebi que estava participando de um desafio e não de uma competição.

Precisa legenda?

Precisa legenda?

A bela paisagem ficou de lado, o pelotão quebrou e as “crianças foram separadas dos adultos”.

No Km 100, foi a hora de escalar o col du Soulor (22 Km a 9,5%) e para finalizar os 181 Km´s, o temível Tourmalet (19 Km a 7,4%). Um total de 4624 metros escalados em apenas 31 km´s.

Eram 18 horas quando cruzei a linha de chegada, agradeci a Deus a oportunidade e fiz um brinde à vida.

Em seguida, tive ainda que pedalar mais 25 Km´s até a cidade de Bagneres-de-Bigorre, onde encontrei o grupo, tomei um banho, comi acho que 1 Kg de macarrão e voltei de ônibus para Pau.

É isso aí doutor, parabéns!

É isso aí doutor, parabéns!

Algumas considerações:

– Recomendo, mas é muito desgastante. Saí da prova e prometi a mim que seria a primeira e última vez. Mas já mudei de idéia;

– É preciso chegar aqui com mais antecedência para poder descansar melhor(dormi 2 hr na noite pré-prova), acertar o fuso e pedalar um pouco;

– Nutrição numa prova desta é fundamental. Aprendi com o pessoal do triathlon a dar mais valor;

– Básico: relação 34×28. Nem pense em vir com outra;

– Este é a 18ª edição da prova. O comentário geral por aqui é que foi a etapa mais difícil. Meu grupo é composto por alguns triatletas, com experiência e bons resultados em Ironman´s. Chegaram assustados com a prova. Acharam o Iron mais fácil;

– Para se ter uma idéia, gastei 3 horas para percorrer os últimos 22 Km´s de prova, a escalada do Tourmalet. Literalmente travei, nem era câimbra. Não sabia se rezava, se sentava, se andava, ou se pedalava. Faltavam 5 km´s, já havia pedalado 176 Km´s, quando achei que não fosse chegar. Não acreditei e só pensava: como vou explicar? A sorte é que o público faz igual no Tour e na hora que te vê “morto”, te dá água, comida e aquele empurrãozinho salvador;

– A subida do Tourmalet parecia um campo de batalha. Ciclistas estafados, esparramados no asfalto;

– Com exceção da elite, o objetivo de todos é um só: chegar;

– É muito legal passar no meio daquelas cidadezinhas e ser ovacionado pela população local. As crianças correm para te oferecer água e pedem para tirar foto. A paisagem é idêntica àquela que se vê nas transmissões do Tour. Indescritível;

– Pena que não dá para admirar a paisagem, como merecia. Ou pedala ou tira foto. Lembrando que há um tempo limite para concluir determinadas etapas do percurso e se ultrapassado, o caminhão-vassoura passa e te apanha;

– Amanhã começarei a acompanhar o Tour nas etapas de montanha. Já estou na cidade de Lourdes, rodeado pelos Pirineus. Prometo fotos e notícias;

– Obrigado pelas mensagens de apoio, curtam as fotos e um grande abraço a todos!

Confira as fotos desta aventura. E que aventura.

[nggallery id=132]

Compartilhe

Comentários

31 Comentários para As aventuras de Lucas Couto: Le Etape du Tour 2010 3º dia – Corrida

  1. marco tulio disse:

    e isso ai lukian.fiquei bastante emocionado com suas palavras.so quem pode realizar o seus sonhos e poder compatilhar com os amigos e muito emocionante.parabens por ter completado a prova e por ter realizado seu sonho.um abraço pra vc fica com Deus e parabens.espero as fotos e mais noticias.

  2. fioteiro disse:

    Lukian,palmas pra tu cidadão.todo esforço engrandece a alma.Santiago de Compostela que nos aguarde,an?abração,com Deus

  3. reinaldo disse:

    parabens Lucas ,fico feliz que tenha dado tudo certo,um abraço .

  4. Pedro Perigoso disse:

    Lucas, estou acompanhando sua trajetória na frança. acredito que você está realizando uma aventura que é sonho de todo ciclista. boa sorte.

  5. Gilmar disse:

    Cara, acredito que um desafio destes faz a gente até rever alguns conceitos, apesar de faltar até oxigenação deve passar um filme na cabeça, de tudo que vivemos até ali, as pessoas que amamos e as que nem tanto assim, nos faz descobrir ou mesmo superar os nossos limites, nos perguntar porque estamos ali , se não temos que provar nada pra ninguém? Mais a verdade é que atletas são competitivos por natureza, seja com um oponente ou consigo mesmo; a sua principal prova não foram os 181 km da prova, e sim os 5km restantes, quando já estenuado buscou forças não se sabe de onde para cumprir seu objetivo. Parabéns pela sua determinação e superação .

  6. Lucas Couto disse:

    Pila, valeu pela força. Vamos começar a pedalar e encarar o Le Etape 2011.
    Pedro, continue nos acompanhando. Amanhã vou escalar novamente o col du Solour e ver o Tour passar. E a coisa aqui tá pegando fogo. Na etapa de hoje, Schleck atacou Contador na montanha. Porém teve problemas no seu câmbio e precisou descer da bicicleta para arrumá-lo. Contador foi desleal, não esperou o camisa amarela consertar o problema mecânico (regra básica no Tour) e foi embora. Com certeza ganharia o Tour sem precisar ser deselegante. Schleck prometeu revanche amanhã. Vamos ver!
    Gilmar, vc resumiu bem. Os últimos 5 Km´s pareceram uma eternidade. Já avistava lá no alto a linha de chegada e faltava força. Era uma parede e só me sobrou caminhar 100mts, pedalar 200mts, parar, caminhar 100mts… Mas funcionou. Abs!

  7. Mirian disse:

    Lucas, mais uma vez, parabéns pela determinação. Lendo seu texto fico imaginando sua “batalha”. Muito legal!!

  8. Víviam disse:

    Parabéns L.A.!!!!
    Até parece que subi a montanha com vc, a maneira que vc narrou nos fez sentir como foi difícil. A Viviam já me deu o alvará pra ir em 2011. Vamos?
    Apesar de imaginar que neste momento vc nem quer ver a bicicleta, sei que quando a dor passa, a gente começa a olhar a bike e quando menos imagina já está pedalando de novo.Êta vício bom!!!
    Parabéns novamente e apesar do Henrique estar bb e do meu(minha) nene estar mais novinho ainda na época, vamos planejar o Letape 2011.
    Abraços.

  9. Romes Silva disse:

    Deixei o comentário com o Login da Viviam, hehehe, nem vi. Mas tá valendo.
    Abraços.

  10. Paula Couto disse:

    Estou daqui agradecendo a Deus a oportunidade que vc está tendo de poder conquistar um desafio tão bacana com este.Que vc continue sendo iluminado nas suas escolhas!E com certeza o Henrique poderá ficar orgulhoso e contar muitas histórias do pai atleta que tem!!!!Fique com Deus e sorte nas demais Le Etape 2010!!!!!!Beijos….

  11. Bruno Fernandes disse:

    Lucas Couto, revelação 2010. Dessa maneira o cargo do Mauro Naves na Globo para as próximas olimpíadas está ameaçado. Lendo o diário de bordo, consigo imaginar perfeitamente como é participar de uma prova como essa. Parabéns meu caro!

  12. Isinha disse:

    Parabéns Lucas, eu e Jorge estamos orgulhosos do seu feito; já contei pra Deus e o mundo, bjs isinha

  13. JOANA disse:

    PARABENS, TIO LUCAS.
    BEIJOS
    JOANA ANDRADE CASAES E MARIANA ANDRADE CASAES

  14. Paty disse:

    Lukian!!!
    Como tds senti uma grande emoção com suas palavras;é isso ai, continue com sua garra q continuamos aki orgulhosos na torcida.
    Bj grande a vc,Poly e Henrique.

  15. ROGERIO disse:

    Lucas parabens pela sua determinacao,isso sim e ser brasileiro e nao desistir
    numca.aw aqui ja pode ir pra elite heim.kkkkkkk

  16. Louise disse:

    Ei Lucas! Sou amiga do George (seu cunhado) que por sinal de teu a voagem para realizar o maior sonho da sua vida! hahuauauhauh
    Bom, o que eu queria falar é: PARABENS!!! Amo Esporte,a dorei o Blog e ainda farei o tour de france!

  17. Dheime Galvão disse:

    parabens lucas. mesmo estenuado vc terminou a prova parabens pela garra e força de vontade.

  18. Gilberto Faria disse:

    Lucas, superacao e algo que sempre buscamos explicacao… mas sempre chegaremos uma só resposta.. DEUS.. Quando voce rezava ele dava forcas para voce superar.. Parabens pelo excepcional exito e conquista.. e que voce possa ter mas conquistas como estas. ABRACOS DO ZE BUSCAPE.

  19. Lucas Couto disse:

    Fioteiro, é só marcar a data e me avisar.
    Reinaldo, hoje durante a etapa do Tour, comentei com um brasileiro aqui sobre seus belos conhecimentos “ciclísticos”. Vc fez falta aqui hoje.
    Mírian, Romes e Gilmar, já posso inscrevê-los no Le Etape 2011? Vívian 2012.
    Professor Bruno, a receita é simples. Aprendi com vc. Diário a caminho.
    Isinha e Casaes, que genro vcs foram arrumar, hein?
    Joana e Mary, bjs do tio Lucas.
    Paty, vc conhece algum fisioterapeuta aqui?
    Dheime, vi seu sósia Schlekinho hoje. Imagina uma máquina de pedalar… É ele, aliás todos.

  20. Rodrigo de Assis Carvalho disse:

    Iae Dr.,.,Parabens pelas corridas…Pedale e chegue ate o final!!!Um abração!!!

  21. Lucas Couto disse:

    Gilberto, com certeza, sempre ele, Deus. Aquela maozinha no final era a dele. E 2011? Posso te inscrever? Abs.

  22. Gleidson disse:

    ACHO QUE NÃO TEN COMO DEFINIR TUDO ISSO, SIMPLISMENTE ESPETACULAR, PARABENS!!!!!

  23. Lara Barbosa disse:

    Doctor, estou até famosa por ter um primo tão aventureiro e vitorioso. Me arrepiei toda lendo seu relato. Já pode preparar a bike pro seu afilhado que ele já vai começar a treinar para o próximo ano. Estamos com saudades de vocês, mas não tenho certeza, acho que vocês estão bem melhor que nós. Fiquem com Deus e mil beijos para a Polly e o Henry. Pedala Doctor!!!!!!!!!!!!Lara, Pedro e Isa

  24. Lara Barbosa disse:

    padrinho, pede para o próximo ano mudar a cor da roupa, né? Cruzeirense é cruzeirense. Já tô me preparando para te acompanhar nas aventuras de 2011. Cuide bem da madrinha e do Henrique e que Deus proteja todos vocês. Pedro Luiz

  25. RoberioFXavier disse:

    Congratulações!!! Um feito de todo biker atual que se preze.

  26. Gudinho disse:

    Lucas, que bacana as suas fotos, Deus abençoe você e te dê força a cada etapa que você participar. Um grande abraço para vc de todos aqui de casa: eu, Francis, Catarina e a mais nova integrante da familia, Olivia, que chegara em breve. Força amigo!!!!!!!!!

  27. Rogério Professor disse:

    PARABÉNS LUCAS, POR ENCARAR UM DESFIO TÃO DIFÍCIL.
    QUANDO VOCÊ CHEGAR VOU LEVAR VOCÊ PARA FAZER O SEGUINTE TREINO: PATOS/CRUZEIRO DA FORTALEZA, SÃO 140 Km.
    NESSE TREINO, A SUBIDA DO TOURMALET VAI FICAR NO “CHINELO”.
    VOCÊ NÃO INFORMOU DE EMBARCOU NO CAMINHÃO-VASSOURA OU NÃO, ESPERO QUE NÃO.
    DEIXANDO AS BRINCADEIRAS DE LADO, ESPERO A SUA VOLTA LOGO, PARA DARMOS CONTINUAÇÃO AOS NOSSOS TREINOS.

    Abs.

  28. Flavim disse:

    é isso ai campeão agora é só curtir o tour e as belas paisagem… um abraço

  29. Lucas Couto disse:

    Rodrigo, valeu! É isso aí, chegar sempre, desistir jamais.
    Gleidson, vi uns 3 malucos completando o Le Etape numa mountain-bike, com direito a pneu grosso e tudo. Obrigado!
    Lara, saudades de vcs. Pedro, se vc topar vir comigo uma vez, prometo correr com a camisa do cruzeiro.
    Robério, valeu! São estes prazeres que a gente leva para o resto da vida.
    Gudinho, lembra das nossas conversas no CTI? Não imaginava o que me esperava. Mas valeu demais. Já tô com saudades da prova (rsrsrs…). Bjs do Henrique para Francis, Catarina e Olívia.
    Professor, antes de mais nada muito obrigado pela boa vontade e grande companhia nos treinos. Vc tem uma parcela nesta conquista. Caminhão-vassoura?Nem me avistou, passou longe. Cheguei dentro do prazo, com direito a medalha e diploma. Tourmalet? Nem me lembra…
    Flavim, vi o “cara” ontem. Mas não me lembro de nada. Surreal. Não esqueci da foto.
    Continuem de olho nesta aventura.
    Abs e meu muito obrigado a todos!

  30. Lucas Couto disse:

    Louise, desculpa, esqueci de vc. Realmente, graças ao George, eu, Poly e Henrique chegamos bem. Quanto ao Tour, pode vir mesmo. É mais um espetáculo que só o esporte pode nos proporcionar. Inesquecível. Le Etape 2011? Posso te inscrever? Abs e obrigado.

  31. Rachel Robbins disse:

    So agora vi esse site no orkut da Paulinha. Que pena que nao te assisti na TV, mas estou aqui muito orgulhosa desse meu amigo guerreiro. Sempre foi e sempre sera.
    Um beijo grande e fique com Deus…

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *