Artigos

Treinamento mental com pôquer

Fundamental para que o atleta encontre seu nível de concentração pessoal, é cada vez mais importante fazer um trabalho de treinamento mental. Cada pessoa possui um poder de concentração diferente do outro e por esta razão, não há um modelo único indicado, nem para o ciclismo nem para nenhum esporte. Está sendo observado, no entanto, uma grande concentração de esportistas das mais variadas modalidades migrando para o pôquer. Pilotos de Fórmula 1, tenistas (Rafael Nadal …

Edição especial: Dia do Esportista

Nesse dia especial, iremos brindar essa data com uma matéria especial. Vamos contar a história de uma mulher de fibra que mudou sua vida pelo esporte e hoje é muito mais feliz e equilibrada.Se inspire e comece hoje a fazer parte desse time. A prática do esporte é mais antiga na história humana do que se imagina. Consiste em aspectos como percepção de espaço e movimento físico do corpo humano.  E em todo Brasil, hoje, …

Mais 10 dicas para você virar um biker expert
50 dicas para você virar um biker expert – Parte 4

31 O freio dianteiro é o mais eficiente deles. O de trás também reduz a velocidade, mas, como o peso do corpo é transferido para a frente, a eficiência dele cai. Se tiver de brecar de sopetão, jogue o peso do corpo para trás, segure o guidão e module os manetes para que as rodas não travem. 32 Braços levemente dobrados funcionam como amortecedores contra choques. Se eles chegam ao guidão exageradamente esticados. 33 troque …

Mais dicas...
50 dicas para você virar um biker expert – Parte 3

21 Em temperaturas extremas, seja calor ou frio, procure, depois de beber, soprar pelo tubo da mochila de hidratação para que o líquido volte ao recipiente e mantenha o líquido que você guarda ali em uma temperatura adequada. 22 Em algumas ocasiões, os parafusos divididos pelo quadro (suporte de caramanhola, bagageiro), que aparentemente não têm uma função, podem nos tirar de algum apuro. Como todos têm mais ou menos as mesmas medidas, podem ser repostos …

Mais dicas...
50 dicas para você virar um biker expert – Parte 2

11 A bike freia e muda de marcha como se estivesse nova, mas faz um ruído constante na corrente. Se tiver um pouco de lubrificante, bastam alguma gotas na corrente para que fique mais suave. 12 Se a corrente sair da catraca maior para fora (lado do pedal), gire meia volta o parafuso marcado com um Hi no câmbio dianteiro. Se a corrente cair da catraca menor para o lado do quadro, gire o parafuso …

Mais 10 dicas para você virar um biker expert
50 dicas para você virar um biker expert

Fazer uma viagem ou uma trilha de mountain bike exige conhecimentos mínimos de mecânica para que consiga se livrar dos percalços que aparecem no caminho. Confira as 10 primeiras dicas. 1. Procure não pedalar sozinho. Se o fizer, avise parentes ou amigos sobre o percurso que vai fazer. Seja realista sobre o seu condicionamento físico e informe-se sobre o tempo. Lembre-se  de que, no verão, as temperaturas são altas e que deve-se evitar a prática …

Cemil Soy
Domingo tem Enduro do Batalhão. E você? Está preparado?

Para participar de um enduro de regularidade, principalmente quando é concorrido como o Enduro do Batalhão, que é considerado o maior enduro de bikes do Brasil, você deve ficar ligado em alguns pontos importantes. Fica a dica também para você aproveitar as promoções dos patrocinadores oficiais do enduro. Cemil Soy A Cemil, patrocinadora principal da Copa, mantém em seu portfolio de produtos o suco Cemil Soy. É um produto a base de soja, nas versões …

Sinceramente, existe um motivo plausível para a raspar as penas?

Excelente artigo que aborda este tema bastante discutido entre atletas. Vale a leitura. Por Wagner Araújo – Mundotri Quando comecei no triathlon, há pouco mais de 3 anos, eu jamais cogitava a hipótese de raspar as pernas. Passado alguns meses e provas, me sentia um troglodita no meio das provas. Praticamente todo mundo corria com as pernas raspadas e isso parecia ser um certo código de conduta entre triatletas e ciclistas. Confira o restante da …

Pedivela
Que tamanho de pedivela devo usar?

Na minha opinião o ciclismo é um dos esportes que mais recebe influencia do equipamento. E são muitos fatores a considerar, tamanho da bicicleta, roda escolhida, pneu, calibragem do pneu, relação, peso da bike…Um equipamento que tem gerado infinitas discussões é a influência do tamanho do pedivela sobre a performance no ciclismo em todas as suas modalidades. O que traz tanta atenção aos pedivelas talvez seja o fato de o pedivela ser o componente mecânico …

A Superfly é a MTB (BTT) mais leve de toda a linha Gary Fisher.
Os prós e os contras das bicicletas aro 29

O Mountain Bike (MTB), também conhecido como BTT por nossos amigos Portugueses é a modalidade de ciclismo mais praticada no mundo e por consequência são as bicicletas mais vendidas no mundo. As bicicletas de MTB surgiram no final da década de 1950 na Califórnia, quando um grupo de surfistas procurou atividades para os dias sem ondas. As primeiras pessoas a modificarem uma bicicleta para melhorar seu desempenho na terra foram James Finley Scott, Tom Ritchey …

10 lições dos esportes de aventura
10 lições dos esportes de aventura

Praticar um esporte de aventura sozinho ou em equipe, encarando longas distâncias e diversos obstáculos, aumenta o condicionamento, tonifica os músculos e deixa aquela sensação gostosa de superação de limites. Essas modalidades cheias de adrenalina, no entanto, podem acrescentar ou desenvolver outras habilidades extremamente úteis na vida de quem se propõe a enfrentá-las. Do desejo de partir para a aventura à realização dela, tudo pode trazer um ensinamento passível de ser usado em outras esferas …

Pedalar com segurança no trânsito
Dicas para pedalar no trânsito

Trânsito: carros e mais carros, ônibus, motociclistas apressados, pedestres. E nós, ciclistas. Como é que a gente faz? Pedalar no trânsito parece impossível para muitos, principalmente para quem mora em cidade grande. Será mesmo? Se isto é verdade, por que tem aumentado o número de ciclistas nas ruas? O que é verdade ou imaginação sobre segurança no trânsito? Segurança no trânsito é estabelecida a partir de números, estatísticas, encontrados através de pesquisas realizadas com base científica, que …

GU Energy Gel
Conheça o GU Energy Gel, o melhor repositor energético em forma de gel

Repositor energético em forma de gel que repõe carboidratos, cálcio, potássio, sódio e vitaminas, que são perdidos através do esforço físico despendido na prática de esportes, mundialmente conhecido e o mais vendido nos EUA, completo e saboroso de baixo custo e prático para o consumo. Premiado em 2007, 2008 e 2009 pela Revista GO OUTSIDE, a  mais conceituada no segmento de esportes individuais, é sem dúvida o gel energético mais desejado pelos atletas brasileiros. Outro …

O Glicodry é um repositor utilizado bastante pelos ciclistas
Suplementos Alimentares: Saiba como tirar proveito deles e melhore seu desempenho

Não tem nada de novo no uso de nutrientes específicos para um melhor desempenho atlético. Desde a Grécia antiga, os atletas faziam uso de determinados alimentos para obter melhores resultados nas olimpíadas! E, hoje em dia, não é diferente! A procura por suplementos alimentares entre os atletas e pessoas que buscam um melhor rendimento no esporte e academias é uma prática comum. Os efeitos benéficos desses suplementos são reconhecidos apesar de não existirem muitos estudos …

Pedalar melhor
Subida: é melhor pedalar sentado ou em pé?

Recebi a seguinte questão na semana passada: quando estou pedalando numa subida, devo pedalar em pé ou pedalar sentado? Como tudo, isso depende, depende dos seguintes fatores: Inclinação da subida: subidas pouco inclinadas geralmente devem ser feitas sentadas. Quanto mais inclinado for a subida mais provável será que você tenha que pedalar em pé. Pedalar em pé tem a vantagem de usar o peso do corpo para aliviar um pouco a sobrecarga dos músculos, mas …

Cair de bike, como se machucar menos

Um dia você ira cair, veja as dicas de uma dublê pra cair de maneria certa. Ou pelo menos, que machuque menos. Sobre o guidão O que acontece Sua roda dianteira enrosca em algo, pode ser um areião, ou até em um cachorro. Sua bike vai parar por completo e você voa como super-homem sobre o guidão. O que fazer Não vire passageiro de si mesmo e espere seu rosto chegar ao chão primeiro. Levante …

Apesar de mais pesadas as full-suspensions parecem ser mais rápidas
Qual bike tem o melhor desempenho na subida? Rígida ou full-suspension?

Desde o surgimento das primeiras bikes full-suspension (com amortecimento na frete e atrás) as pessoas discutem a eficiência de cada uma das bikes. O senso comum diz que as hardtails seriam mais adequadas as provas de cross-country e as full-suspensions são mais adequadas ao conforto e a provas de maratona, mas será que isso é verdade? As Hardtails são bikes mais simples, mais leves e que exigem menos manutenção se comparadas a uma full-suspension. As …

Como preparar corretamente para uma Romaria
Como preparar para uma pedalada longa (Romarias)

Chegou a época da Romarias e em nossa região (Patos de Minas) é muito comum as pessoas pedalarem uma distância longa, com várias horas de duração. São percursos de variados graus de dificuldade e intensidade. O ciclismo é considerado um esporte de grande exigência física e nutricional. O desgaste energético e de hidratação são condições comuns na prática, que tem a nutrição como uma grande aliada. Dicas para nutrição durante treinos e provas: Os atletas …

Que bela macarronada
Artigo: Alimentação para qualquer distância

Aí galera do Noispedala. O pessoal da Nutry nos recomendou esse artigo. Ele é bastante completo, mas é destinado a corredores. Como são atividades relacionadas, vale muito a pena ler com atenção, e ainda no final tem uma receita de campeão. Seguindo ela você vai andar na Zelite na próxima trilha. Ela foi extraída do site o2porminuto. Não perca tempo e confira as promoções da Nutry Suplementos. É a loja especializada em nutrição esportiva de …

Hoje é dia de pedal noturno
Dicas para você pedalar no frio

O frio não é desculpa para não sair para pedalar, principalmente se o tempo estiver seco, sabendo algumas dicas e praticando, a pedalada pode se tornar até mais gostosa do que naqueles dias de calorão do verão. O calor é bom, mas quem reside no sul do Brasil pode se considerar um privilegiado, porque pode pedalar e conhecer paisagens diferentes nas quatro estações do ano. O Importante é saber desfrutar das vantagens do clima de …